BCE mantém juros, mas diz que pretende concluir compras de ativos no 3º trimestre
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu deixar suas principais taxas de juros inalteradas nesta quinta-feira, 14, após concluir reunião de política monetária, mas afirmou que pretende concluir compras de ativos feitas por meio do programa conhecido como APP no terceiro trimestre. Segundo comunicado do BCE, a taxa de refinanciamento permanece em 0%, a de depósitos continua em -0,50% e a de empréstimo segue em 0,25%.
O BCE reiterou hoje que as compras de ativos por meio do APP irão diminuir de 40 bilhões de euros em abril para 30 bilhões de euros em maio e para 20 bilhões de euros em junho. O Banco Central Europeu disse também que planeja concluir o APP no terceiro trimestre. Neste período, os volumes de compras dependerão de futuros dados econômicos da zona do euro.
Ainda no comunicado, o BCE reafirmou que eventuais altas nas taxas de juros só ocorrerão "algum tempo" depois do fim do APP e serão graduais.
O BCE comentou ainda que a guerra na Ucrânia está afetando a economia na Europa e em outras partes, gerando incertezas e pesando com força na confiança de empresas e consumidores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.