Avanço do crédito no 3º tri é impulsionado por Norte, Centro-Oeste e Sul, diz BC
"A aceleração do estoque de crédito decorreu, principalmente, do resultado do segmento direcionado, menos sensível ao ambiente de juros mais elevados, em contexto de maiores contratações de financiamento rural e de operações no âmbito do Pronampe", avaliou o BC no documento. "No atual cenário, de elevação dos custos de crédito, continuou a trajetória de aumento da taxa de inadimplência, especialmente no financiamento das famílias", completou.
Segundo o BC, no crédito para famílias com recursos direcionados, a alta sazonal nos financiamentos rurais, principalmente no Norte, Centro-Oeste e Sul se sobressaiu, assim como o financiamento imobiliário em todo o País. No crédito direcionado para empresas, o destaque foram as operações do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
No crédito livre, a autarquia afirmou que houve evolução homogênea entre as carteiras regionais no terceiro trimestre, com ênfase em operações com taxas de juros mais elevados, como o cartão de crédito financiado. "Nas contratações PJ com recursos livres, o Sudeste destoou das demais regiões, por assinalar estabilidade no saldo de crédito que refletiu, em parte, retrações nas modalidades de capital de giro e, sobretudo, no financiamento à exportação", completou o BC.
Por atividade, o comércio foi responsável por cerca de 50% do crescimento do saldo para empresas, sendo o principal tomador nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. No Nordeste, o destaque foi o crédito para outros serviços, como saúde, locação e aluguéis, alojamento e alimentação, em linha com o dinamismo do setor. No Sul, o crédito à indústria de transformação se sobressaiu, em contraposição ao Sudeste, em que houve queda nesse segmento. Já o financiamento a empresas de transporte teve boa evolução nas duas regiões.
Inadimplência
O BC ressaltou o aumento da inadimplência no terceiro trimestre, principalmente na carteira de pessoa física, com avanço disseminado entre as regiões do País, ainda que o destaque tenha sido o Nordeste.
"No crédito corporativo, também foi observado aumento da inadimplência em todas as regiões, em especial no Centro-Oeste, com elevação expressiva já em agosto, condicionada, em especial, pelo atraso no pagamento de empréstimos para capital de giro", explicou o órgão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.