IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Plano de trabalho da CPI das Americanas deve ser apresentado aos membros na semana que vem

Brasília

17/05/2023 17h02

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Americanas, deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), deve apresentar na próxima semana aos membros o plano de trabalho do colegiado. A proposta deve ser aprovada pelos integrantes para dar continuidade à investigação.

O presidente da CPI, Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), disse que seguirá os trâmites e que o plano deve ser divulgado depois de aprovado pelos membros da CPI.

A ideia, de acordo com ele, é de que ocorra, pelo menos, uma sessão por semana, provavelmente às terças-feiras.

A CPI foi instalada nesta quarta-feira, com indicação de membros. Serão 27 titulares e 27 suplementes. A primeira sessão terminou por volta de 16h20.

O deputado Tarcísio Motta (PSOL-RJ), membro da CPI, sugeriu que o colegiado recolha informações com associados e auditorias que investigaram o caso antes de convocar os sócios da varejista para serem interrogados na comissão.

"Convocar (os sócios) logo de cara antes de recolher documentos pode não ser bom (...) (Pode ser melhor) recolher mais elementos para que na hora H a gente pudesse fazer as perguntas necessárias", disse Motta durante a realização da CPI. "Não sei se é o primeiro requerimento que devemos aprovar", continuou, ao citar a convocação dos sócios.