Manutenção de juros em próxima reunião não significaria fim de ciclo, diz diretor do Fed
A declaração de Jefferson, que vota nas decisões de política monetária do Fed, foi dada durante discurso sobre estabilidade financeira e a economia dos EUA, em conferência em Washington. Segundo ele, eventos de "estresse bancário recente" foram um lembrete de que riscos e vulnerabilidades nos mercados financeiros "estão continuamente mudando".
Jefferson considera que os mercados financeiros e as instituições desse segmento no país "permanecem resilientes, mesmo que riscos e vulnerabilidades na estabilidade no sistema financeiro dos EUA tenham crescido desde eventos recentes de estresse".
Para ele, as condições no setor bancário têm se estabilizado graças, em parte, a ações decisivas emergenciais tomadas em março pelo Fed, pela Federal Deposit Corporation (FDIC) e pelo Tesouro. O Fed, usando instrumentos existentes regulatórios e de supervisão, trabalha para garantir que os bancos "melhores e atualizem" suas práticas de liquidez, financiamento imobiliário comercial gerenciamento de risco com taxa de juros.
O diretor do Fed diz esperar que os gastos e o crescimento "sigam bem lentos ao longo do restante de 2023" nos EUA, por causa das condições apertadas no mercado financeiro, do sentimento fraco do consumidor, da maior incerteza e da queda na poupança dos consumidores. Na avaliação dele, a inflação tem caído, mas segue "muito elevada ainda".
Algumas medidas mostram progresso para que os preços desacelerem recentemente, particularmente no núcleo do setor de serviços, apontou. Segundo ele, é razoável esperar que estresses recentes levem bancos a apertar mais seus padrões para concessão de crédito, em magnitude ainda a ser mensurada, o que traz impacto ainda não claro para a economia e complica as projeções econômicas.
Jefferson diz que seu cenário-base não é de recessão. Ao mesmo tempo, juros mais altos e receita menor podem fazer com que empresas tenham mais dificuldade no serviço da dívida. Além disso, juros mais elevados podem exacerbar estresses em organizações financeiras, sobretudo as expostas a ativos de mais longa duração e com nível relativamente alto de depósitos não segurados no total de seus depósitos, afirmou ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.