IPCA-15 sobe 0,04% em junho, ante alta de 0,51% em maio, afirma IBGE
O resultado ficou levemente acima da alta de 0,03% esperada pelo mercado, segundo a mediana das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast. As previsões iam de queda de 0,11% a alta de 0,11%.
Com o resultado anunciado nesta terça, o IPCA-15 registrou um aumento de 3,16% no acumulado do ano. Em 12 meses, a alta foi de 3,40%, de acordo com o IBGE. As projeções para a variação em 12 meses iam de avanço de 3,21% a 3,47%, com mediana de 3,39%.
Os preços de Transportes caíram 0,55% em junho, após queda de 0,04% em maio. O grupo deu uma contribuição negativa de 0,11 ponto porcentual para o IPCA-15.
Os preços de combustíveis tiveram queda de 3,75% em junho, após avanço de 0,12% no mês anterior. A gasolina caiu 3,40%, após ter registrado queda de 0,21% em maio, enquanto o etanol recuou 4,89% nesta leitura, após alta de 3,62% na última.
O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, calcula o impacto de cada grupo no IPCA-15 com base na variação mensal e no peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). O resultado pode ter divergências pontuais com o impacto divulgado pelo IBGE, que considera mais casas decimais do que as disponibilizadas publicamente na taxa de cada item.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.