Ministro de Finanças do Japão afirma que movimento do iene é 'unilateral e rápido'
O ministro de Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, afirmou nesta terça-feira (27) que o movimento do iene ante o dólar é "unilateral e rápido". O dólar estava sendo negociado a cerca de 143,38 ienes nesta terça-feira, com o câmbio japonês mais fraco do que no início do mês, quando a moeda americana era negociada a 140 ienes. O ministro reiterou que o governo está de olho no movimento do mercado de câmbio.
"As taxas de câmbio devem refletir os fundamentos e o progresso de maneira estável", disse Suzuki, em entrevista coletiva. Questionado se o governo japonês estava considerando a intervenção no mercado por meio de compras de ienes, uma estratégia que empregou no ano passado, Suzuki respondeu que o governo "tomaria a resposta apropriada" no caso de movimentação excessiva.
Segundo Suzuki, o iene mais fraco trouxe "vantagens e desvantagens" para a economia japonesa. As empresas locais e as comerciais que dependem de importações sentiram um peso significativo, enquanto os lucros dos exportadores estão em alta. Fonte: Dow Jones Newswires.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.