FGV: IPC-S tem variação zero na 1ª quadrissemana/julho, após encerrar junho com queda de 0,10%
Entre as oito classes de despesas que compõem o indicador, cinco aceleraram no período, com destaque para o grupo Transportes (-1,14% para -0,46%), puxado pelo item gasolina (-0,29% para 1,78%).
Também houve acréscimo nos grupos Educação, Leitura e Recreação (0,87% para 1,17%), Alimentação (-0,36% para -0,22%), Despesas Diversas (0,12% para 0,16%) e Comunicação (0,14% para 0,18%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento de: passagem aérea (4,77% para 6,36%), hortaliças e legumes (-0,22% para 1,91%), alimentos para animais domésticos (0,77% para 1,53%) e combo de telefonia, internet e TV por assinatura (0,10% para 0,20%), respectivamente.
Por outro lado, houve arrefecimento em Habitação (0,23% para -0,11%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,19% para 0,06%) e Vestuário (0,50% para 0,39%). Nestas classes de despesa, vale citar os itens: tarifa de eletricidade residencial (1,20% para -0,16%), artigos de higiene e cuidado pessoal (-0,39% para -0,78%) e roupas masculinas (0,69% para 0,41%).
Influências
As principais pressões de alta para o IPC-S desta leitura vieram de passagem aérea (4,77% para 6,36%), gasolina (-0,29% para 1,78%), batata inglesa (9,48% para 16,19%), plano e seguro de saúde (0,50% para 0,40%) e bombons e chocolate (2,66% para 2,84%).
Em contrapartida, pressionaram para baixo o índice: automóvel novo (-5,47% para -5,28%); gás de bujão (-2,71% para -2,63%); etanol (-6,08% para -4,03%); perfume (-0,63% para -2,00%) e leite tipo longa vida (-2,00% para -2,46%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.