McDonald's é notificado pelo Procon-SP para dar explicações sobre 'sumiço' do McFish
O Procon-SP informou na terça-feira, 20, que notificou o McDonald's para que forneça explicações sobre a falta do sanduíche McFish, em meio às reclamações de consumidores que não conseguiram obter o produto. O McDonald's terá até a quinta-feira, 22, para encaminhar esclarecimentos sobre as quantidades produzidas e entregues do McFish, além de como o consumidor foi informado sobre a oferta, quais as razões que levaram ao esgotamento do estoque e se há previsão de restabelecimento do item no cardápio.
Procurado pela reportagem, o McDonald's informou que fornecerá os esclarecimentos solicitados dentro do prazo concedido pelo Procon-SP.
O Procon-SP ainda pede explicações sobre como a empresa está lidando com os casos dos clientes que não conseguiram retirar o sanduíche, mesmo após compra em pré-venda; como os consumidores estão sendo atendidos; e quais os canais de atendimento disponibilizados, "dentre outras informações relevantes para o entendimento da situação", diz o órgão, em nota.
McDonald's teve pedidos acima do esperado
O McDonald's respondeu à reportagem, dizendo que fornecerá os esclarecimentos solicitados dentro do prazo concedido pelo Procon-SP.
A rede de fast food afirma que registrou pedidos acima do esperado na pré-venda, o que aumentou com a abertura das vendas gerais, principalmente em São Paulo.
Também afirmou que, durante toda a campanha, solucionou dúvidas via SAC e redes sociais e segue à disposição em seus canais oficiais.
Veja a íntegra da resposta:
"Alinhada com a estratégia da companhia de promover uma escuta ativa dos seus consumidores, a volta do McFish por tempo limitado atendeu aos desejos de uma comunidade altamente engajada nas redes sociais que aos poucos foi fomentando a curiosidade de McLovers de todo o Brasil. Na venda antecipada, a marca registrou números acima do esperado, que cresceram com a abertura das vendas oficiais, principalmente em São Paulo, e durante toda a campanha, a empresa solucionou as dúvidas dos consumidores via SAC e redes sociais e segue à disposição em seus canais oficiais. A companhia reitera ainda seu respeito aos clientes e ao Procon e esclarecerá os pontos solicitados pela entidade dentro do prazo concedido."
Volta do McFish
Fora do cardápio desde 2019, o McFish retornou em pré-venda no aplicativo da rede de fast food no dia 17 de janeiro, para retiradas a partir do dia 30. As vendas gerais começaram no dia 6 de fevereiro e o retorno do sanduíche ainda trouxe a versão inédita McFish Duplo, com dois filés de peixe empanado.
Ao anunciar a campanha, o McDonald's havia informado que o estoque do McFish era "muito limitado"'.
Em meio às vendas, surgiram críticas e reclamações nas redes sociais e na imprensa, além das queixas registradas no próprio Procon-SP, de consumidores que relatavam a falta do produto, até mesmo para quem já havia adquirido o sanduíche em pré-venda.
11 comentários
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Patricia Damianu
Gostaria de ver esta energia toda do Procon brigando pela escassez de merenda escolar. Os alunos (crianças) também não são condumidores? Pior ainda é ver gente abrindo reclamação tão fútil
Matheus Buoro
o brasileiro é muito chato... nao nao tem lanche nao come ele pronto e se comprou a em pre-venda espera que vai ter ... as pessoas tem a capacidsde de eseprar 30 dias por caso, 15 dias de uma comprar e nao espera um lanche que acacou nos estoques.. espera .....
Geraldo Iajuc do Amaral
Que papagaiada. A gente sente vergonha alheia de ver alguém brigando porque não tem sanduiche, mais ainda por ver o Procon se metendo nesta lambança. A oferta do sanduiche foi concebida dentro do conceito de marketing da escassez e, pelo óbvio, sempre se soube que a oferta seria insuficiente para atender a demanda reprimida há vários anos. Não tem Mc Fish? Compre outra coisa, ou compre em outro lugar, pronto.