Comunicação sobe 1,67% em fevereiro no IPCA-15, com impacto de 0,08 p.p., diz IBGE

Os gastos das famílias brasileiras com Comunicação passaram de uma redução de 0,03% em janeiro para uma alta de 1,67% em fevereiro, uma contribuição positiva de 0,08 ponto porcentual para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) deste mês, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 27. A taxa do IPCA-15 foi de 0,78% em fevereiro.

A aceleração foi impulsionada pelos aumentos nas cobranças de tv por assinatura (4,02%) e do combo de telefonia, internet e tv por assinatura (3,29%).

Alimentação e bebidas

Os preços dos alimentos para consumo no domicílio voltaram a ficar mais caros em fevereiro. As altas alcançaram dois dígitos em itens como cenoura e batata-inglesa.

O ritmo de avanços no grupo Alimentação e bebidas, porém, desacelerou: de uma alta de 1,53% em janeiro para elevação de 0,97% em fevereiro, resultando numa contribuição de 0,20 ponto porcentual para a taxa de 0,78% registrada pelo IPCA-15 deste mês.

O custo da alimentação no domicílio subiu 1,16% em fevereiro. As famílias pagaram mais pela cenoura (36,21%), batata-inglesa (22,58%), feijão-carioca (7,21%), arroz (5,85%) e frutas (2,24%).

A alimentação fora do domicílio aumentou 0,48% em fevereiro. A refeição fora de casa subiu 0,35%, e o lanche aumentou 0,79%.

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