IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Quase 40% da população brasileira não tem conta em banco

11/01/2011 15h03

SÃO PAULO – Quase 40% da população brasileira não está integrada a nenhum tipo de sistema bancário, ou seja, não possuem conta, revelou pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta terça-feira (11).

Em tese, os 39,5% que não possuem conta bancária estão mais presentes, segundo o instituto, nas regiões menos desenvolvidas do país: Norte e Nordeste.

Na região Norte, 50% de seus moradores não têm vinculo algum com uma agência bancária. No Nordeste, esse número salta para 52,6%. Em uma base comparativa com a região Sul, por exemplo, esse percentual cai para 30%.

Exclusão 

Dos entrevistados que não possuem conta bancária, mulheres com menos de 24 anos, pessoas com o Ensino Fundamental completo, trabalhadores com renda de até dois salários mínimos e residentes nas regiões Norte e Nordeste são os que mais desejam tê-la.

QUER EMPRESTA DINHEIRO PARA O SEU BANCO? CONSULTOR EXPLICA COMO FAZER; VEJA

Já entre os que avaliam estar inseridos no perfil-alvo dos bancos, estão os jovens de ambos os sexos, pessoas com o Ensino Fundamental completo e trabalhadores com renda de até cinco salários mínimos.

Perfis

Ainda de acordo com a pesquisa, observa-se que o público masculino tem a maior participação no sistema bancário no país, sendo que 66% dos homens têm conta há mais de cinco anos, ante 55,5% das mulheres.

Com relação à idade, os principais clientes de bancos estão situados na faixa de 35 a 44 anos (66,1%). A menor parcela, por sua vez, se dá entre os jovens de 18 a 24 anos, com participação de 51,9%.

Quanto à renda, seus resultados estão associados ao nível de escolaridade, ou seja, quanto mais avançado, maior o índice de inclusão no sistema bancário brasileiro.

Análise

De acordo com os especialistas do Ipea, a quantidade de excluídos no sistema bancário brasileiro merece atenção. Tratam-se de pessoas de baixa renda e de pouca escolaridade, mas que representam importante parcela na economia do país.

O instituto ressalta ainda a importância de se criar produtos e serviços específicos para esta fatia da população, de modo a incorporá-la ao sistema bancário.