IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Tesouro foi investimento com melhor rendimento dos últimos 10 anos

07/02/2011 17h50

SÃO PAULO - O Tesouro Direto foi a modalidade de investimento que mais deu lucro aos investidores brasileiros nos últimos 10 anos. 

Um levantamento do Instituto Assaf revelou que, contrariando a ideia de que investimentos com maior risco quase sempre trazem mais ganhos, o Tesouro Direto teve ganho real de 164,6% para quem aplicou em 2001 e não tirou o dinheiro até o final de 2010. Quem fez a mesma coisa com o Ibovespa ganhou 139,3%.

“É fato que a renda variável quase sempre dá maior retorno. O que aconteceu é que, nesses últimos 10 anos, a Bovespa oscilou muito, fechando positivo em 90% em um ano e amargando perdas de 40% em outro. O tesouro teve um rendimento mais uniforme, mais estável e nesses anos vivenciou uma alta taxa de juros, o que resultou nessa boa rentabilidade”, explica o coordenador do estudo, Fabiano Guasti. 

Rendimento passado x rendimento futuro

Porém, Guasti não considera uma boa estratégia de investimento alocar todo o patrimônio nessa modalidade. 

“Esses bons números de forma alguma indicam que o bom momento continuará. Eu, inclusive, acho que esses bons números não vão perdurar, uma vez que a tendência é termos juros menores e aí títulos poderão pagar menos”, afirma.

O executivo ainda completa: “o velho conselho da vovó, de não colocar todos os ovos na mesma cesta, continua valendo. Sempre é indicado mesclar os investimentos entre renda fixa e variável. Assim, se você perde de um lado, ganha no outro”.

Dólar

O estudo mostra ainda que o dólar foi o único investimento que apresentou prejuízo ao longo dos 10 anos avaliados.

“A moeda-americana nesse período variou de R$ 4 para R$ 1,79, o que fez com que ela amargasse ganhou real negativo de 56,6% no período. Mas daqui para frente não deveremos ter tal depreciação. Vemos que o governo brasileiro não quer mais deixar o real tão forte frente à moeda norte-americana. Portanto, ela deverá ficar mais estável”. 

Confira abaixo os rendimentos reais acumulados por diversas modalidades de investimento nos últimos 10 anos. Todos os dados relatados na tabela se referem ao rendimento real, ou seja, descontada a inflação:

 

Rendimento real de 2001 a 2010 
ModalidadeRendimento
 Título público164,6%
Bolsa139,3%
Ouro112,3%
Renda Fixa95,1%
CDB83,3%
Imóveis21,7%
Poupança17,7%
Dólar - 56,6%
Fonte: Instituto Assaf