IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Ganhou dinheiro com a TelexFree? Precisa declarar no IR à Receita Federal

28/04/2014 11h00

SÃO PAULO - Quem fez parte da imensa lista de divulgadores da TelexFree no Brasil enfrenta agora um novo problema: declarar imposto de renda.

A empresa, acusada de pirâmide financeira, está com o site fora do ar e, por isso, não disponibiliza o informe de rendimentos referente às vendas feitas no ano passado, nem a DIRF (Declaração de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte).

Segundo o Ministério Público, que está com uma ação contra a empresa, diversos divulgadores ficaram milionários em pouco tempo com o esquema.

Embora a receita devesse advir da venda de pacotes de voz pela internet, os divulgadores ganhavam dinheiro ao atrair novos divulgadores. Com isso, os rendimentos não tiveram imposto retido na fonte, e todos devem declarar isso à Receita neste ano. 

Só que, com o bloqueio, muito dos divulgadores ficaram com suas quantias bloqueadas. Estima-se que a TelexFree tenha movimentado, por meio de seus divulgadores, cerca de US$ 1 bilhão em todo o mundo.

A Receita Federal informou que, no caso da TelexFree, o ex-divulgador não precisa de uma DIRF para declarar o rendimento obtido com a empresa, mas precisa sim declarar no seu Imposto de Renda.

Esse rendimento deve ser baseado em um documento da própria operação, como um comprovante de depósito bancário, por exemplo.

Como fonte de renda, o contribuinte deve declarar o CNPJ da TelexFree, cuja razão social é Ympactus Comercial S/A.

Se não pagar o imposto corretamente, o ex-divulgador pode cair na malha fina e ser obrigado a pagar não só o imposto devido, como também a multa por conduta irregular.

Empresa é investigada no Brasil, mas nega acusações

Atuando no Brasil desde março de 2012, a Telexfree vende planos de minutos de telefonia de voz pela internet. Porém, segundo a acusação da Justiça, isso seria apenas uma fachada.

A empresa é investigada por indícios de formação de pirâmide financeira, modalidade considerada ilegal porque só é vantajosa enquanto atrai novos investidores.

Assim que os aplicadores param de entrar, o esquema não tem como cobrir os retornos prometidos e entra em colapso. Nesse tipo de golpe, são comuns as promessas de retorno expressivo em pouco tempo.

Em notas anteriores, a empresa disse que está se defendendo de forma vigorosa das acusações e que tem apresentado sua defesa juntando aos processos todos os documentos necessários, de modo que comprove a regularidade e a viabilidade econômica de suas atividades.