6 atitudes que as pessoas ricas têm, e você também deveria ter
SÃO PAULO – É inegável que a riqueza das pessoas tem relação direta com suas atitudes e escolhas. “Se tornar bom em atrair dinheiro não é diferente de se tornar bom em qualquer outra coisa, seja em perder peso ou ensinar uma segunda língua”, escreveu o milionário Steve Siebold, autor do livro “How Rich People Think” (“Como as pessoas ricas pensam”, em tradução livre).
Como explicou o site "Business Insider", a melhor maneira de começar esse processo é mudando seus pensamentos, crenças e, claro, as suas atitudes e escolhas. Confira algumas atitudes que os ricos possuem:
1. Controle sobre o sucesso
O autor T. Harv Eker escreveu que, enquanto as pessoas comuns pensam que ’a vida acontece com elas’, os ricos pensam ‘eu crio minha vida’. É preciso ter controle sobre sua vida financeira, acreditar que você é principal responsável pelo seu sucesso ou por sua mediocridade e que ultrapassar as dificuldades depende de você.
2. Foco em oportunidades
Ao invés de focar em obstáculos, como a maioria das pessoas fazem, os ricos focam nas oportunidades –e ganham dinheiro com elas. Ainda segundo o autor, isso acontece porque as pessoas ricas enxergam um crescimento potencial, enquanto as demais focam apenas nos riscos que podem atrapalhá-las.
3. Destaque na multidão
Em vez de fazer de tudo para conseguir se misturar com as pessoas e entrar para um grupo, o que você deve fazer é exatamente se destacar na multidão.
“Os ricos querem se separar da multidão, criar o próprio caminho, e então trazer pessoas para ele”, explicou o pesquisador Thomas C. Corley, que passou cinco anos pesquisando os hábitos diários de pessoas milionárias.
Outro ponto importante que o autor ressalta é que não se deve desejar o sucesso de outras pessoas, mas sim usá-lo como exemplo para atingir o o próprio sucesso.
4. Força para encarar desafios
Não tente se esquivar ou evitar seus problemas. Encare-os. O segredo é sempre investir em seu crescimento para que você seja maior que qualquer possível problema.
“A estrada para a riqueza é cheia de armadilhas e este é o motivo pelo qual as pessoas a evitam. Eles não querem as responsabilidades, dores de cabeça e problemas”, disse Eker. Em vez de focar nos problemas e dificuldades, foque em seus objetivos.
5. Foco no patrimônio
O patrimônio que você está construindo deve ser a sua medida de riqueza, e não o seu salário. Isso acontece porque o patrimônio é o valor financeiro de tudo o que você possui. “É a última medida de riqueza, porque, se necessário, o que você possui pode ser liquidado em dinheiro”, esclareceu o autor.
6. Correr riscos calculados
“O lema dos ricos é a influência”, escreveu um dos autores citados, Siebold. “Um grupo fica acordado se preocupando sobre perder o dinheiro que possuem, enquanto outro sonha com o que é possível”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.