IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Startup lembra você de não perder seus pontos e milhas em programas de fidelidade

13/07/2016 10h13

SÃO PAULO – Dados do Banco Central de 2014 apontam que cerca de 100 bilhões de pontos de programas de fidelidade deixam de ser utilizados por ano. Esse número seria suficiente para comprar 5 milhões de passagens aéreas entre Brasil e qualquer cidade da América do Sul.

Os principais motivos que levam à perda desses pontos são, primeiro, a falta de conhecimento das pessoas sobre como funcionam; “mesmo que tenham cadastro em alguns programas de fidelidade, as regras são difíceis e muitas pessoas não entendem”, explicou Bruno Nissental, sócio da startup Oktoplus. O segundo é que normalmente são quantias pequenas, de mil pontos, que acabam vencendo porque o usuário não sabia como usá-los.

Para solucionar esse problema e facilitar o uso dos programas de fidelidade para os usuários, a startup permite que ele gerencie todas as contas em que possui cadastro em um único aplicativo, que funciona como um painel de controle de todos os programas.

Saldo, data de vencimento dos pontos e qual a melhor maneira de usar os pontos de cada programa são algumas das informações a que o usuário tem acesso pelo app. Ele também recebe notificações quando seus pontos estão próximos do vencimento e pode fazer simulações de compra de passagem e produtos através da própria plataforma.

No caso pontos espalhados em programas de fidelidade diferentes, o aplicativo também conta com uma calculadora inteligente que mostra se vale ou não a pena fazer a transferência de pontos.

Consultor
“A maior dificuldade dos usuários é lembrar dos logins e senhas, acompanhar as regras. As pessoas não têm tempo pra tudo isso, é complicado”, disse Bruno. “A ideia é sermos um gestor desses programas para o consumidor. Nós conseguimos ter uma visão 360º do usuário, isso permite uma melhor segmentação e até que possamos dar sugestões de como ele pode usar os pontos”.

Em breve, o app contará com a funcionalidade de alerta de preços de passagem, tanto em pontos quanto dinheiro, para que o usuário não perca a oportunidade de pagar menos ou usar menos pontos.

Para acessar o aplicativo, basta se cadastrar e, em seguida, fazer login nos programas de fidelidade dos quais participa. A partir disso, as informações são salvas e usadas automaticamente. 

O aplicativo é 100% seguro, segundo Bruno: é encriptado de ponta a ponta, blindado a invasões e possui certificação SSL; todos os dados do usuário estão seguros no app. Ele pode ser baixado em smartphones Android e iOS.

Até o momento, já são 2,5 bilhões de pontos gerenciados através do Oktoplus. A startup acaba de receber a segunda rodada de investimentos, de R$ 2 bilhões, liderada pela C Ventures.