Bolsas

Câmbio

6 pensamentos que estão afastando você da riqueza

SÃO PAULO - Seus pensamentos podem impedir você de alcançar o sucesso financeiro que deseja. Segundo o site "Business Insider", um estudo avaliou como as pessoas ricas agiam e pensavam antes de possuírem uma conta bancária recheada.  

Steve Siebold, que desenvolveu o estudo com mais de 1.200 pessoas, listou alguns dos pensamentos aparentemente inofensivos que podem atrapalhar suas finanças. 

1. "Eu odeio meu trabalho"

Faça o que você ama, ou você não terá ânimo e energia para se tornar bem-sucedido e, consequentemente, rico. "Ninguém pode ter sucesso em uma linha de atuação que não gosta", disse Napoleon Hill na obra "Pense e Enriqueça".

Quase um século mais tarde, esta ênfase na paixão e entusiasmo é tão - ou até mais - relevante. "Os ricos sabem que a paixão é o verdadeiro segredo de ficar rico", afirmou Siebold, segundo conclusões de seu estudo.

Em vez de dizer que você odeia seu trabalho, redirecione essa energia para um trabalho que deixe você entusiasmado. "A primeira coisa que deve acreditar é que é possível fazer o que você ama e ficar rico", disse Siebold.

2. "Os ricos merecem a riqueza (e eu não)"

"Há uma crença generalizada entre as massas de que não têm o direito, nem são suficientemente bons, para terem sucesso financeiro", explica Siebold. "Quem sou eu para me tornar um milionário? Quem sou eu para viver um estilo de vida com mais benefícios?", exemplifica.

Enquanto isso, as pessoas que hoje são ricas se perguntaram em determinado momento: "Por que não eu?" Eles acreditam que o sucesso é natural e que eles também podem chegar lá.

3. "Eu nunca serei rico"

"Pare de dizer a si mesmo que ficar rico está fora do seu alcance", afirma Siebold. "A verdade é que ganhar dinheiro é um trabalho interno".

Segundo ele, as pessoas ricas têm uma "mentalidade de ação". Se comprometem a alcançar a riqueza, e não param até que consigam o que se propuseram a atingir. As pessoas bem-sucedidas são aquelas que estão sempre prontas para o desafio.

4. "Eu só posso ter um ou o outro"

As pessoas ricas sabem que é possível alcançar tudo o que almejam. Por essa razão, elas nunca dizem "ou um ou outro", mas sim "ambos".

"A grande parte da população, que não é rica, acredita que tem de escolher entre dinheiro e os outros aspectos da vida. As pessoas ricas entendem, no entanto que, com um pouco de criatividade você pode quase sempre descobrir uma maneira de ter o melhor dos dois mundos", explica Siebold.

A ideia é sempre buscar pensar desta maneira, e assim já estará um passo à frente.  Você não tem que escolher entre ser rico ou ser feliz, ser rico ou passar o tempo com sua família. Esta mentalidade é limitante, afirma Siebold.

"De agora em diante, quando confrontado com um "ou", a pergunta para se fazer é: "Como posso ter os dois?", afirma Siebold. "Esta questão vai te levar de um modelo de escassez e limitação a um universo de possibilidades e abundância de pensamentos".

5. "Eu faço isso amanhã"

A procrastinação é uma das causas mais comuns da falha. "A maioria de nós passa a vida falhando, porque estamos à espera da hora que vai dar certo" para começar a fazer algo de valor. Não espere pelo tempo. Faça", afirma Siebold.

Se você quer construir uma riqueza, comece hoje e use as ferramentas que tem. Pegue um livro de finanças pessoais, ouça um podcast sobre gestão do dinheiro, e comece a montar um plano financeiro, por exemplo.

6. "Dinheiro não importa"

As pessoas ricas diriam exatamente o oposto. Elas enxergam o dinheiro como meio de alcançar as coisas boas que ele pode oferecer - a liberdade, oportunidade, possibilidade e abundância - e não têm medo de admitir que, logicamente, pode resolver parte dos problemas.

Enquanto isso, o resto de nós tendem a ver o dinheiro com indiferença, ou como um inimigo. "A maioria das pessoas têm uma relação disfuncional, contraditória com o dinheiro", escreve Siebold. "Afinal de contas, somos ensinados que o dinheiro é escasso – é difícil ganhar e mais ainda manter", afirma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos