Consultor financeiro de multimilionários dá conselhos sobre dinheiro

  • Thinkstock

SÃO PAULO –  Investir é uma das formas mais eficientes de aumentar o seu patrimônio a longo prazo, mas é preciso ter objetivos claros e metas bem definidas para escolher investimentos adequados ao seu perfil de risco . 

No mercado financeiro, alguns conselhos valem ouro, principalmente quando o investidor é iniciante. Kevin Neal passou 20 anos como consultor financeiro autônomo e hoje, é o CEO da Moenio, uma companhia que trabalha para ajudar os multimilionários a manterem suas riquezas.

Em matéria para o "Business Insider", ele contou os melhores conselhos sobre dinheiro que compartilha com seus clientes. Veja a seguir seis deles:

1- Não seja um "maria-vai-com-as-outras"

Muitas vezes, os investimentos são realizados por pessoas que preferem seguir a maioria do que pensar "fora da caixa". Isso, porém, não garante lucros extraordinários e impede que você se destaque dos demais.

Os ricos não querem ser iguais e, justamente por pensarem de forma diferente, conseguem fazer com que o seu patrimônio cresça. Em vez de concentrarem suas riquezas em fundos de índice ou fundos mútuos, eles investem em private equity (participação em empresas), no mercado imobiliário e apostam em estratégias avançadas para construírem seus portfólios.

2- Trabalhe com "pessoas espertas"

Normalmente, contratar um profissional consiste na pesquisa de alguém da área com experiência e habilidades necessárias, seguida por uma entrevista com perguntas específicas para se ter certeza de que a pessoa é adequada para aquela empresa e função.

Os ricos também seguem esse processo padrão, mas eles geralmente contratam aqueles que consideram "mais espertos". Os seus contadores, por exemplo, obviamente entendem de impostos, mas sabem também sobre estruturas fiscais mais complexas.

Seus advogados elaboram documentos tradicionais, assim como têm capacidade para elaborar estimativas e hipóteses para o futuro da empresa. Os consultores financeiros, por sua vez, pensam muito além dos investimentos, compreendendo comportamentos financeiros, a importância da comunicação, e também o histórico dos mercados.

3- Prepare seus filhos para o futuro

Ao contrário do que mostram muitos relatórios, os ricos não doam todo o seu dinheiro para a caridade; eles dão a seus filhos e netos. Com o presente, porém, vem a responsabilidade e por isso as famílias bem-sucedidas preparam seus filhos de modo que eles entendam suas obrigações, cuidados, assim como, a importância da preservação do patrimônio.

4- Crie um planejamento financeiro

Investir sem um planejamento financeiro é a receita ideal para o desastre, até porque, como você vai investir sem saber seus objetivos? Dessa forma, elaborar um planejamento financeiro com metas e métodos bem definidos torna-se fundamental, listando os ativos, as responsabilidades, os rendimentos esperados e o intuito final.

Este, por sua vez, deve ser reavaliado com o tempo para que esteja sempre atualizado e em linha com as suas condições financeiras e necessidades.

5- Diversifique seu portfólio

Aumentar o seu patrimônio não é sinônimo de acrescentar capital nos mesmos ativos, mas de diversificar a sua riqueza em um amplo portfólio. Uma característica dos milionários é distribuir suas fontes de renda entre ativos distintos, de forma a evitar grandes concentrações.

Isso ocorre, pois eles sabem que o dinheiro pode ser perdido de uma hora para a outra e dessa forma, constroem estratégias bem elaboradas para diversificar a exposição ao risco.

6- Peça para o seu assessor simplificar as informações

Um dos grandes desafios do mercado financeiro é a complexidades das informações que são entregues aos clientes, ou seja, com dados brutos e carência de explicações, os investidores não conseguem avaliar se seus investimentos estão sendo bem geridos ou não.

Segundo Neal, isso não acontece com os milionários, pois além de cobrarem resultados, eles exigem informações como dividendos, detalhes sobre os investimentos a serem realizados, benchmarks, entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos