Esses são os 5 passos essenciais para quitar suas dívidas
SÃO PAULO – Cerca de 58,2% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida, apontam dados da CNC (Confederação Nacional de Comércios de Bens, Serviços e Turismo). Em todo o Brasil, já são mais de 60 milhões de pessoas inadimplentes.
Nesse cenário, além de terem maior facilidade para contrair outras dívidas, a dificuldade dessas pessoas é conseguir eliminar esses débitos. Pensando nisso, a empresa de crédito ConsigPlan listou os principais passos para conseguir ficar longe de dívidas.
Confira quais são:
Crie um orçamento
Dentro de seu orçamento mensal devem estar as receitas e despesas previstas para o período, além de um valor para possíveis imprevistos. A ideia de criar um orçamento é separar as prioridades dos gastos supérfluos para facilitar o controle.
Conheça sua dívida
Antes de quitar sua dívida, você deve saber o quanto deve e para quem, principalmente por conta dos juros e da rapidez que a quitação exige. Com isso, você pode criar uma “ordem” de dívidas a serem quitadas.
Controle ou corte seus gastos
Para quitar uma dívida é preciso ter determinada quantia de dinheiro para tal. Assim, você deve criar um plano para cortar seus gastos mais supérfluos, colocando a dívida como prioridade orçamentária. Você também pode buscar outras fontes de renda e adiar comprar de maior valor.
Busque alternativas de crédito
Aqui, a ideia é trocar dívidas de juros maiores por dívidas de juros menores e com prazos mais estendidos – como o crédito consignado e o com garantia de imóvel.
Negocie
Se você mostrar a intenção de quitar as dívidas, os credores podem diminuir o valor da dívida e dar descontos nos juros. A negociação é um passo importante para conseguir quitar suas dividas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.