PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Moedas - Euro se recupera depois renúncia do primeiro-ministro da Itália

20/08/2019 14h37

O euro se recuperava das baixas anteriores, depois que o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse que está se demitindo antes do voto de desconfiança, colocando em risco o futuro do governo italiano.

A incerteza ainda permanece, já que não está claro se haverá antecipação das eleições ou se será solicitado ao parlamento a formação de um novo governo.

O Movimento 5 Estrelas e o tradicional Partido Democrata, de centro-esquerda, poderiam formar a maioria, mas primeiro devem trabalhar algumas de suas principais diferenças.

O par EUR/USD subia 0,1% para 1,1089 às 10:18 AM ET (14:18 GMT).

A libra permaneceu volátil como a briga entre a União Europeia e o Reino Unido sobre o apoio irlandês no acordo Brexit. A moeda britânica saltou contra o dólar quando a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a UE vai pensar em soluções práticas em relação à fronteira, mas o entusiasmo foi de curta duração e a libra esterlina recuou.

O par GBP/USD subia 0,11%, para 1,2138, após atingir uma baixa anterior de 1,2072.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro Boris Johnson enviou uma carta aberta ao presidente do Conselho da UE, Donald Tusk, dizendo que o Reino Unido, em última análise, quer se libertar dos padrões regulatórios da UE. A UE sustentou que essa liberdade exigiria a introdução de controles fronteiriços e aduaneiros na fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

Enquanto isso, o secretário do Brexit, Stephen Barclay, disse que as autoridades do Reino Unido deixarão de participar de algumas reuniões da UE a partir de 1º de setembro, enquanto o país se prepara para se retirar oficialmente do bloco em 31 de outubro.

O índice dólar, que avalia a força da moeda norte-americana em comparação com a cesta das seis principais moedas, caía 0,1%, para 98,137.

O iene japonês, que é visto como um refúgio seguro em tempos de turbulência nos mercados, subia, com o par USD/JPY caindo 0,2%, para 106,36.