IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção industrial cresce 0,8% em outubro, abaixo do consenso de 0,9%

04/12/2019 09h03

A produção industrial brasileira registrou o terceiro mês seguido de expansão mensal em outubro, embora abaixo da expectativa do mercado. A atividade industrial cresceu 0,8% em outubro em relação ao mês anterior com ajustes sazonais, enquanto a expectativa dos economistas era de uma expansão de 0,9%.

Em relação a outubro do ano passado, a indústria brasileira avançou 1% sem ajustes sazonais, a segunda taxa positiva consecutiva, mas recuando de uma alta de 1,1% em setembro. A mediana das expectativas do mercado era de expansão de 1,4%.

No ano, a produção industrial ainda registra retração, de 1,1%, enquanto no acumulado de 12 meses a queda chega a 1,3%, mas continuando com a redução na intensidade da retração que se iniciou em agosto. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) Brasil.

Dos 26 ramos industriais pesquisados, 14 registraram crescimento em outubro, mesmo fenômeno observado nas 3 entre as 4 categorias pesquisadas. Entre os ramos com maior crescimento, destaque para produtos alimentícios (3,4%) e produtos farmoquímicos e farmaceuticos (11,2%). Entre os que retraíram, destaque para coque e produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,1%), metalurgia (-3,2%) e indústrias extrativas (-1,1%).

Entre as grandes categorias, apenas o setor de bens de capital registrou queda, de 0,3%. Já bens de consumo duráveis (1,3%), bens de consumo semi e não-duráveis (1%) e bens intermediários (0,3%) subiram a produção no período.