Bolsas

Câmbio

The Center for Global Enterprise divulga a primeira pesquisa global de plataformas avaliando as empresas baseadas em plataforma em $4,3 trilhões

The Center for Global Enterprise

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

NOVA YORK, 14 de janeiro de 2016 /PRNewswire/ -- As empresas globais baseadas em plataformas registram um valor de mercado de acima de US$4,3 trilhões e empregam milhões de pessoas direta e indiretamente. Esse é o resultado da primeira pesquisa de empresas baseadas em plataformas realizada pela The Center for Global Enterprise (CGE), uma instituição de pesquisas sem fins lucrativos dedicada ao estudo de empresas contemporâneas. O relatório, The Rise of the Platform Enterprise: A Global Survey (A Ascensão da Empresa Baseada em Plataforma: Uma Pesquisa Global) apresenta os resultados de um projeto de pesquisa de um ano de duração na qual estudiosos e especialistas da África, China, Europa, Índia e EUA colaboraram para a realização da primeira pesquisa abrangente sobre as principais empresas públicas e sociedades fechadas baseadas em plataformas.

A pesquisa identificou 176 empresas baseadas em plataformas globalmente com uma avaliação de mercado de US$1 bilhão ou acima. Algumas empresas baseadas em plataformas tornaram-se nomes conhecidos, como Amazon, Alibaba ou Uber, porém existem várias outras menos conhecidas. A localização e o valor de empresas baseadas em plataformas variam substancialmente ao redor do mundo. A Ásia possui atualmente 82 importantes plataformas, o maior número superando as existentes na América do Norte. Os principais centros para a formação e operações de empresas baseadas em plataformas incluem San Francisco Bay Area, Pequim, Londres e Nova Delhi.

"A capacidade das plataformas de melhor utilizar casas, carros, espaços de trabalho, entre outros bens, gerou um interesse considerável e uma grande atração pelo potencial da chamada 'economia compartilhada'", disse Peter C. Evans, vice-presidente da The Center for Global Enterprise e líder de projetos da pesquisa " Economia de Plataformas Emergentes " da CGE. "Elas estão remodelando a forma da concorrência, inovação e até do comércio global."

"A crescente concorrência das plataformas explica a 'ansiedade da plataforma' que está acontecendo na Europa, que fica atrás da América do Norte e Ásia na formação e captação de valor das plataformas", disse Annabelle Gawer, professor de Economia Digital da University of Surrey.

"Enquanto as plataformas oferecem contribuições importantes para a economia, é também fundamental entender suas implicações. Uma plataforma como Uber se expandiu para 67 países em sete anos; a IBM levou 50 anos para chegar lá", disse Sam Palmisano, fundador e presidente da the CGE e ex-CEO e presidente da IBM.

A pesquisa global de plataformas está disponível em www.thecge.net  

Sobre the Center for Global Enterprise (CGE):

The CGE é uma instituição de pesquisa apartidária e sem fins lucrativos dedicada ao estudo das melhores práticas de gestão global, empresas contemporâneas, integração econômica e seu impacto na sociedade.

FONTE The Center for Global Enterprise

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos