IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Relatório LEED de 2016 mostra crescimento da construção sustentável para a economia brasileira

U.S. Green Building Council

11/08/2016 16h12

SÃO PAULO, Brasil, 11 de agosto de 2016 /PRNewswire/ -- O Conselho de Construção Sustentável dos Estados Unidos (USGBC - U.S. Green Building Council) lançou hoje seu relatório LEED em Ação: Brasil (LEED in Motion: Brazil) de 2016, o qual apresenta um tremendo crescimento do setor de construção sustentável no Brasil, incluindo um aumento de 30 por cento no uso do sistema de classificação LEED para construção sustentável durante o último ano. O relatório foi lançado durante a Conferência Internacional e Exposição GreenBuilding Brasil que está sendo realizada essa semana em São Paulo, Brasil.

"Os vários projetos que buscam a certificação LEED ajudaram drasticamente o Brasil a aumentar sua economia sustentável. Estamos orgulhosos por nossa contribuição para com o aumento da construção sustentável no Brasil e do efeito cascata por toda a região", disse Mahesh Ramanujam, Executivo-Chefe de Operações do USGBC e Presidente da Green Business Certification Inc. (GBCI). "Sendo o padrão líder mundial para projetos de construção sustentável, construções e operações, o LEED ajuda as inovadoras empresas brasileiras e líderes políticos a atrair novos investimentos estrangeiros, aumentar a competitividade das carteiras de imóveis e posicionar o país como um dos líderes da florescente economia da construção sustentável".

Este oportuno relatório examina ganhos recentes e significantes na aplicação de técnicas de construção sustentável em todo o Brasil e o crescimento ainda mais forte ano-a-ano no uso feito pelo país do sistema de classificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – Liderança em Energia e Projeto Ambiental) do USGBC, o programa de classificação de construção sustentável mais amplamente utilizado em todo o mundo. O relatório salienta que, apesar dos momentos turbulentos da história econômica do Brasil, o crescimento no número de registros para a certificação LEED é o mais forte em quase uma década. Atualmente, existem 1.114 projetos participando do LEED no Brasil, englobando mais de 32 milhões de metros quadrados brutos de espaço LEED.

O relatório também oferece opiniões e perspectivas oportunas de proeminentes profissionais do setor e destaca impressionantes projetos LEED como a NIKE Factory Store em Novo Hamburgo, a Arena Fonte Nova em Salvador, o prédio CYK e a loja Quem Disse Berenice, ambos em São Paulo.

"Estamos muito otimistas com o futuro da certificação LEED no Brasil, especialmente por causa da diversidade dos tipos de projetos que estão sendo agora certificados por todo o país", disse Felipe Faria, Diretor Executivo do Green Building Council Brasil. "A certificação LEED se tornou popular para todos os tipos de projetos, desde prédios comerciais, instalações industriais, shopping centers para lojas de varejo, escolas, prédios públicos, residências e instalações esportivas. Esses projetos representam um conjunto diversificado de grupos de interesse públicos e privados, associações e ONGs que estão engajadas em um esforço colaborativo voltado para a promoção das práticas da construção sustentável e acreditamos que esta atmosfera positiva irá acelerar a transformação que deverá acontecer".

O programa LEED é um programa simples e eficaz para tratar de questões complexas e algumas vezes concorrentes sobre construção e meio ambiente que afetam os seres humanos em todo o mundo. Diariamente, mais de 170.000 metros quadrados brutos de espaço recebem certificação LEED em mais de 160 países e territórios. Mais de 79.600 projetos comerciais participam atualmente do programa LEED, englobando mais de 1,4 bilhão de metros quadrados de espaço de construção. Com trajetória de realização incorporada, o LEED foi projetado para uso em vários tipos de construção, em uma variedade de climas e localidades, sempre em sincronia com as leis e exigências locais.

O relatório LEED in Motion: Brazil é o mais recente de uma série de relatórios do USGBC criados para fornecer uma imagem holística do movimento da construção sustentável nos mercados internacionais. O relatório proporciona aos defensores da construção sustentável visão e perspectiva para entenderem o uso do mundialmente reconhecido sistema de classificação LEED e terem um argumento forte para a atividade da construção sustentável. Para acessar o relatório completo, visite o endereço: readymag.com/usgbc/brazil2016/

FONTE U.S. Green Building Council