Bolsas

Câmbio

A The Rockefeller Foundation nomeia Dr. Rajiv Shah, ex-administrador da USAID, como próximo presidente

The Rockefeller Foundation

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

Líder amplamente respeitado comprometido com a justiça social e credenciado com a busca de apoio bipartidário e o desenvolvimento de parcerias público-privadas para esforços inovadores em apoio às comunidades em todo o mundo em desenvolvimento

NOVA YORK, 5 de janeiro de 2017 /PRNewswire/ -- A The Rockefeller Foundation anunciou hoje a escolha do Dr. Rajiv Shah, ex-administrador da United States Agency for International Development (USAID), e atual membro do Conselho da The Rockefeller Foundation, como seu décimo-terceiro presidente. Shah é melhor conhecido por elevar o desenvolvimento internacional em política estrangeira, proporcionando resultados por meio de parcerias público-privadas e o respeito que adquiriu trabalhando com governos correspondentes desde o Afeganistão até a América Central, bem como com líderes bipartidários no Congresso dos EUA. 

Como líder da USAID, o Dr. Shah liderou a resposta a algumas das maiores crises humanitárias de nossos tempos, incluindo o devastador terremoto de 2010 no Haiti e o surto de ebola na África Ocidental em 2014.  Esses esforços e seu trabalho para transformar e revitalizar a USAID lhe garantiram apoio e elogios bipartidários. Em 2014, Dr. Shah proferiu o discurso de abertura no no National Prayer Breakfast para promover a ideia de que os Estados Unidos poderiam liderar o mundo para finalizar a pobreza extrema.  Como o próximo presidente da The Rockefeller Foundation, Shah traz consigo uma extensa experiência em assuntos internacionais, saúde global, desenvolvimento global e resposta humanitária. Sua experiência como investidor no setor privado, como o fundador da Latitude Capital, também proporciona ao Dr. Shah a perspectiva e experiência necessárias para fomentar parcerias público-privadas duradouras.

Além de seu trabalho no exterior, Shah criou o National Institute for Food and Agriculture e atuou como Cientista Chefe no Departamento de Agricultura dos EUA e, antes disso, atuou nos conselhos da Biblioteca Pública de Seattle e nos Community Colleges de Seattle.  Ele chega à presidência com o conhecimento da The Rockefeller Foundation e de sua operações, tendo atuado no Conselho Administrativo desde março de 2015.

Aos 43, Shah será o mais jovem e primeiro indiano-americano a atuar como presidente da fundação. Shah iniciará sua nova função em 1o. de março, sucedendo o Dra. Judith Rodin, que atuou como presidente por quase doze anos.

"O Conselho Administrativo não poderia estar mais contente pelo dinamismo e experiência que Raj Shah trará a essa grande instituição filantrópica", declarou Dick Parsons, membro do Conselho. "Raj foi a escolha unânime do Conselho após um processo de busca muito competitivo. Judith Rodin transformou a The Rockefeller Foundation e nos posicionou como líder global em filantropia inovadora. Não conseguimos imaginar ninguém melhor que Raj Shah para liderar o trabalho de ponta desta instituição de agora em diante."

"Por mais de um século, a The Rockefeller Foundation tem estado na vanguarda ao proporcionar soluções aos desafios mais urgentes do mundo", declarou Dr. Rajiv Shah.  "Sinto-me honrado e inspirado pela oportunidade de contribuir com esta história de 103 anos de resultados e impacto duradouros.  Meu desejo é trilhar um curso para que a The Rockefeller Foundation se envolva com parceiros a fim de promover o bem-estar da humanidade, e enfrentar os desafios do presente e do futuro tanto nos Estados Unidos quanto em todo o mundo."  

Sinto-me entusiasmada em passar os bastão para Raj Shah", declarou a Dra. Judith Rodin, atual presidente da The Rockefeller Foundation. "Tenho tido o prazer de trabalhar com Raj por muitos anos: quando ele estava na Bill & Melinda Gates Foundation, como Administrador da USAID e como membro do conselho administrativo da The Rockefeller Foundation. Em todas as nossas colaborações, tenho visto sua inteligência, seu empenho por grandes impactos e seu compromisso com a humanidade. Sei que o próximo capítulo da The Rockefeller Foundation será brilhante com Raj Shah ao leme."

DR. RAJIV SHAH

O Dr. Shah traz consigo mais de vinte anos de experiência em negócios, governo e filantropia à sua nova função na The Rockefeller Foundation.  Indicado como Administrador da USAID pelo presidente Obama em 2009, e unanimemente confirmado pelo Senado, o Dr. Shah esteve encarregado de revolucionar as operações de US$ 20 bilhões da agência a fim de proporcionar maior assistência aos desafios de desenvolvimento mais urgentes do mundo. Ao elevar a importância da inovação, promover parcerias público-privadas, repensar práticas internas, e mudar o modo como o dinheiro é gasto a fim de produzir resultados mais sólidos, Shah assegurou o apoio bipartidário que permitiu à USAID acelerar drasticamente seu trabalho para finalizar a pobreza extrema.  A despeito da paralisia partidária em muitas questões, duas prioridades presidenciais significativas – Alimentar o Futuro e Capacitar a África – passaram no Congresso e no Senado com apoio bipartidário e foram promulgadas como lei pelo presidente Obama, além de a Global Food Security Act ser a segunda maior legislação sobre desenvolvimento global após a PEPFAR.  O trabalho de Shah gerou resultados para países que enfrentam transições democráticas, situações pós-conflito, e crises humanitárias, e é amplamente credenciado para proporcionar acesso a alimentos, saúde e água a fim de salvar a vida de milhões de crianças em todo o planeta.  

Em 2014, Shah estabeleceu o United States Global Development Lab que reúne parceiros dos setores público e privado para desenvolver soluções inovadoras a uma ampla gama de desafios internacionais, incluindo água, saúde, segurança de alimentos, nutrição, energia e mudanças climáticas.  Ele também foi responsável pela reforma compreensiva interna que impactou todas as partes da agência, retornando a supervisão orçamentária e política à USAID do Departamento de Estado e recrutando os melhores talentos de diversos ramos da agência.   Ao ser convidado por um grupo bipartidário de líderes do congresso, Dr. Shah proferiu o discurso de abertura do National Prayer Breakfast em 2014. 

Quando o Dr. Shah saiu da USAID em 2015, continuou a perseguir sua paixão por criar oportunidades para que as comunidades prosperem no mundo em desenvolvimento ao fundar a Latitude Capital, uma empresa de ações privada com foco em projetos de energia e infraestrutura na África e Ásia.

Tendo crescido nos arredores de Detroit, Michigan, Dr. Shah possui graduação pela University of Michigan em Ann Arbor, Faculdade de Medicina da University of Pennsylvania, e Faculdade de Administração Wharton.  Antes de sua indicação à USAID, Shah atuou como Cientista Chefe e Sub-secretário de pesquisa, educação e economia no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.  Ele também atuou em diversos cargos na Bill & Melinda Gates Foundation, onde ajudou a lançar a Aliance for a Green Revolution in Africa (uma joint venture das fundações Gates e Rockefeller) e a International Financing Facility for Immunization (que arrecadou mais de US$ 5 bilhões para imunizações infantis em todo o mundo), e onde ele apoiou a crianção do Global Development Program (Programa Global de Desenvolvimento). Atualmente, é Membro Ilustre em Residência na Georgetown University e vive com sua esposa, Shivam Mallick Shah, e seus três filhos em Washington DC.

Sobre a The Rockefeller Foundation. Há mais de 100 anos, a missão da The Rockefeller Foundation tem sido promover o bem-estar da humanidade em todo o mundo. Atualmente, a The Rockefeller Foundation persegue sua missão por dois objetivos: promover economias inclusivas que expandam oportunidades a uma prosperidade mais amplamente compartilhada, e desenvolver resiliência ao auxiliar pessoas, comunidades e instituições a se prepararem, suportarem, e se recuperarem com mais vigor de choques graves e estresses crônicos. Para atingir essas metas, a The Rockefeller Foundation trabalha na interseção de quatro áreas centrais — promoção da saúde, reavaliação de ecossistemas, garantia de meios de vida, e transformação de cidades — a fim de tratar das causas fundamentais de desafios emergentes e criar uma mudança sistêmica. Junto com parceiros e doadores, a The Rockefeller Foundation se esforça por catalisar e escalar inovações transformadoras, criar parcerias improváveis que abraçam setores e assumir riscos que outros não conseguem — ou não assumirão. Para saber mais, acesse  www.rockefellerfoundation.org .

FONTE The Rockefeller Foundation

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos