IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eficiência no sistema de compliance é identificada como principal motor de inclusão e transparência financeiras

LexisNexis Risk Solutions

19/09/2017 11h36

SÃO PAULO e ATLANTA, 19 de setembro de 2017 /PRNewswire/ -- As instituições financeiras em todo o mundo não só priorizam a inclusão e a transparência financeiras, mas também têm em comum o desejo de aumentar o compartilhamento de dados e a colaboração com os demais players do mercado para alcançar tais objetivos, de acordo com um novo estudo da LexisNexis® Risk Solutions , empresa global de dados, tecnologia e análise de porte internacional.

O estudo global de Inclusão e Transparência Financeira visou 300 profissionais qualificados do setor de serviços financeiros com foco no cumprimento de normas preventivas de lavagem de dinheiro , revelou um consenso mundial em torno dos benefícios de uma plataforma global de due diligence. A grande maioria dos entrevistados concorda que este tipo de serviço ajudaria a proteger a reputação das instituições, reduzir os custos de compliance, gerar eficiência e fornecer dados mais precisos para aprimorar a forma como as empresas tomam decisões.

A maioria dos entrevistados – 79% em todo o mundo – concordou que estaria disposta a colaborar com outras instituições do mercado a fim de agilizar as atividades de integração, de KYC (Conheça Seu Cliente, em inglês) e de vigilância nos processos. Mais de três quartos dos entrevistados sentiram que os benefícios superariam os custos se pudessem fazer parte de um serviço compartilhado para obter, gerenciar e levantar dados prévios de clientes comuns de forma mais eficiente.

Os entrevistados viram uma ampla gama de benefícios potenciais nesta abordagem como, por exemplo, reduzir os custos de compliance (52%); permitir mais rapidez nos serviços (48%); melhorar os preços (48%); customizar produtos (35%); expandir o mercado alvo (42%); e ajudar as instituições a proteger melhor sua reputação (35%).

O encargo do custo para entender seus clientes e suas transações também foi notório nos resultados da pesquisa. A Due Diligence de Cliente (CDD) representa uma parcela significativa desse custo, com o Brasil (61%), a China (36%), o Reino Unido (34%) e o México (30%) alocando mais de 30% de sua AML Compliance (Prevenção à Lavagem de Dinheiro, sigla em inglês) para o CDD.

Essas descobertas destacam o fato de que os bancos não só compartilham o desafio de gerenciar o aumento do custo de compliance, como também o risco de perder bons clientes e negócios como resultado de deficiências de análise. A pesquisa descobriu que 77% das instituições financeiras em todo o mundo consideram muito importante fornecer serviços financeiros aos bancarizados e aos não-bancarizados.

No entanto, cerca de metade das instituições financeiras mundiais rejeitam entre 6% e 15% de potenciais clientes individuais (50%) e clientes de pequenas empresas (48%) devido aos seus atuais processos de gerenciamento de risco ou KYC. Muitos deles citaram o esforço para verificar as informações como uma preocupação principal.

Os resultados mostraram que as instituições financeiras compartilham a visão de que a transparência financeira torna mais difícil esconder as transações ilícitas (83% em todo o mundo), e, portanto, é uma prioridade. No entanto, o estudo também revelou que fornecer aos stakeholders internos a informação que eles precisam para tornar decisões rápidas frente aos riscos de compliance e de decisões de risco ainda é visto como um tabu por 87% dos entrevistados.

Ruben Delfini, gerente de Desenvolvimento de Mercados Globais e de Mercados Comerciais dos EUA da LexisNexis Risk Solutions, disse:

"Há pouco sinal de redução da pressão reguladora para as instituições financeiras, e qualquer empresa com este intuito, ligada ao combate de lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e evasão fiscal permanecem firmemente em radares reguladores globais. "

"Nossa pesquisa destaca a necessidade de uma maior colaboração entre as instituições financeiras em todo o mundo, além do papel fundamental que a inovação desempenha na melhoria do processo KYC para torná-lo mais eficiente e efetivo. Plataformas globais de serviços poderão oferecer uma resposta ao desafio do KYC. "

"Uma solução mais ampla e global de due diligence, focada não apenas em compliance, mas também no aumento da inclusão e da transparência financeiras para clientes de varejo e clientes corporativos em todo o setor de serviços financeiros poderia ser mais efetiva e rentável. À medida em que as informações de toda a indústria são centralizadas e aumenta-se a padronização dos processos de coleta de dados, benefícios reais podem ser percebidos e, em última análise, promover uma maior inclusão financeira e maior transparência em todo o mundo."

Para receber uma cópia de nossa pesquisa, visite o estande LexisNexis Risk Solutions. 7º Congresso de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, evento organizado pela Febraban que será realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2017.  

Sobre as soluções LexisNexis® Risk Solutions

A LexisNexis® Risk Solutions acredita no poder dos dados e análises avançados para uma melhor gestão de riscos. Com mais de 40 anos de experiência, é uma provedora referência em análise de dados para organizações que buscam gerenciar riscos e melhorar seus resultados com os mais altos padrões de segurança e privacidade. Com sede em Atlanta, a LexisNexis® Risk Solutions atende clientes em mais de 100 países e faz parte do Grupo RELX, um fornecedor global de informações e análises para clientes dos mais diversos segmentos. Para mais informações, visite http://www.lexisnexis.com/risk/intl/pt/ .

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160120/324390LOGO

FONTE LexisNexis Risk Solutions