IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Raffles City Hangzhou: melhorando a qualidade de vida através do design

UNStudio

20/09/2017 12h46

AMSTERDÃ, 20 de setembro de 2017 /PRNewswire/ -- O Raffles City Hangzhou, um polo sustentável de duas torres, criado por Ben van Berkel / UNStudio, foi concluído. O oitavo empreendimento Raffles City da CapitaLand, na China, tornou-se um importante marco, junto com o eixo verde do novo CBD de Hangzhou, e um ponto focal para moradia, trabalho e lazer.  

Foto:  http://mma.prnewswire.com/media/558785/Raffles_City_Hangzhou_Inside.jpg

Foto:  http://mma.prnewswire.com/media/558786/Raffles_City_Hangzhou_View.jpg

Foto:  http://mma.prnewswire.com/media/558787/Raffles_City_Hangzhou.jpg

Situada a 50 minutos de trem de alta velocidade de Xangai, Hangzhou – impulsionada por seu próspero setor tecnológico – tornou-se uma usina econômica dentro da China atual. A uma cidade com fortes ambições em termos de sustentabilidade, economia e qualidade de vida, o UNStudio perguntou: Como um programa misto e denso pode estimular a vida sustentável e melhorar a qualidade de vida?

Em todo o prédio, programas combinados estão interligados num movimento contínuo. O pódio de 116.000 m2 na base da torre inicia este fluxo interconectado. Organizado como duas imagens do número 8 que se cruzam, o pódio acomoda uma larga variedade de funções de uso misto. Situado no centro da coluna do varejo, um átrio espetacular forma o foco visual e organizacional do interior, conectado por um corrimão de tiras de bambu. No alto, as torres oferecem espaço para escritórios, apartamentos SOHO e Strata e um hotel Conrad. Isto proporciona aos cidadãos um ambiente saudável e socialmente integrado, enquanto garante que os programas estejam ativos 24 horas, sete dias por semana (24/7).

Revestidas por uma cobertura em escala de reluzentes azulejos de alumínio, as torres apresentam uma camada externa de aletas verticais e giratórias para proteção solar, colocadas no topo dos sistemas cortinados das paredes. Acentuando o toque característico das torres, elas também emolduram as vistas internas. Refletindo o movimento do Rio Qiantang, o design das torres apresenta um movimento semelhante a uma onda. Estas ondas concêntricas aumentam seu dinamismo, iniciando calmamente na base e tornando-se mais vigorosas ao longo do eixo vertical. Inclinando-se rumo ao rio e ao eixo verde, o toque característico da contraposição das torres ganha.

Abordando a sustentabilidade, Raffles City integra importantes estratégias para alcançar uma certificação LEED ouro. Não somente os eficientes materiais e estrutura do prédio trabalham em concordância, mas o uso da ventilação natural, ganho solar e princípios da iluminação diurna talhados para o contexto local, diminuem as exigências de energia e de materiais do prédio. Raffles City Hangzhou é o primeiro shopping varejista da China a usar ventilação natural em larga escala. Além disso, a orientação Leste-Oeste das torres minimiza o excesso de sombra, enquanto maximiza a luz diurna para residências e escritórios.

http://www.unstudio.com

View original content: http://www.prnewswire.com/news-releases/raffles-city-hangzhou-melhorando-a-qualidade-de-vida-atraves-do-design-300522909.html

FONTE UNStudio