Fusão TAM-LAN é boa no início, mas preços podem subir depois, dizem especialistas
A fusão da companhia aérea brasileira TAM com a chilena LAN traz benefícios para os passageiros no curto prazo, segundo especialistas no setor. Eles afirmam, no entanto, que o aumento da concentração pode resultar em aumento dos bilhetes no futuro.
A fusão foi aprovada nesta quarta-feira (14) pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e cria a maior companhia aérea da América Latina, com 300 aviões e avaliada em mais de US$ 12 bilhões.
"Num primeiro momento, o consumidor pode ser beneficiado porque a rede de uma será atrelada à da outra", diz Respício Espírito Santo, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo.
Assim, voos nacionais da TAM devem passar a ter horários atrelados aos de voos internacionais da LAN, por exemplo. Isso fará com que o passageiro que vai viajar ao exterior passe menos tempo à espera do voo internacional.
Respício Espírito Santo vê benefícios também para os clientes do programa de fidelidade Multiplus, da TAM. "Como a LAN deve optar por integrar esse programa, os consumidores terão mais uma opção para obter pontuações."
O especialista considera, no entanto, que, no longo prazo, o aumento da concentração no setor aéreo pode resultar em preços mais elevados para o passageiro.
Para o advogado especializado em direito aeronáutico Carlos Duque Estrada Jr., esse efeito pode acontecer em menos tempo: já a partir do segundo semestre de 2012.
"Depois que a integração das duas empresas for finalizada, daqui a seis meses, o consumidor passará a ter menos opções para viajar para algumas rotas, e isso geralmente resulta em aumento de preço."
O advogado cita como exemplo os voos para o Chile, hoje oferecidos, no Brasil, por LAN, TAM e Gol. Como as duas primeiras empresas vão virar uma só, o consumidor passará a ter apenas duas opções diferentes de preços.
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