IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Volta às aulas: associação lança cartilha com direitos dos estudantes e dicas para os pais

Do UOL, em São Paulo

10/01/2013 12h58

A associação de consumidores Proteste lançou em seu site uma cartilha para orientar pais e alunos sobre a volta às aulas. A publicação traz informações sobre os direitos dos estudantes, e dicas para os pais economizarem na compra de material escolar e uniforme.

A Proteste alerta, por exemplo, que a escola não pode exigir a compra de produtos de uma determinada marca ou loja específica, nem de material de uso coletivo, como sabonetes, papel higiênico, grampos e clipes.

Na hora de pesquisar e comprar o material escolar, a dica para os pais é não levar os filhos junto, para evitar pressões pela aquisição de produtos da moda.

Quanto aos uniformes, a associação diz que as escolas podem obrigar o uso, mas não a compra em estabelecimento próprio. As escolas não podem, ainda, indicar exclusivamente uma determinada loja para a aquisição da roupa se o mesmo produto também for vendido em outros locais.

Já na hora de contratar o serviço de transporte, a Proteste recomenda aos pais pedir referências do motorista a outros pais que usam seu serviço.