IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Jornal "Financial Times" volta a criticar Mantega por causa do PIB

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 15h55

O jornal britânico "Financial Times" aproveitou a divulgação do resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de 2012 nesta sexta-feira (1ª) para criticar mais uma vez a atuação de Guido Mantega, ministro da Fazenda.

O ministro já havia sido motivo de piada e de críticas de jornais estrangeiros em mais de uma ocasião. 

O "Financial Times" disse que é "compreensível" que Guido Mantega queira dar boas notícias em relação à economia. Entretanto, fala que o otimismo do ministro, que chegou a prever crescimento de 3% a 4% para 2012, prejudica a credibilidade do governo brasileiro.

Na matéria de hoje, o jornal britânico diz ainda que nenhum dos dados divulgados hoje, por piores que sejam, poderão "tirar o sorriso da cara de Mantega". 

O "elfo vidente"

Perto do Natal, o blog Beyond Brics, do "FT" já havia satirizado a condução da política econômica brasileira. Em um conto, a presidente Dilma Rousseff foi caracterizada como uma rena de nariz vermelho, e Guido Mantega como um "elfo vidente".

No início de dezembro, a revista "The Economist" chegou a sugerir a demissão do ministro da Fazenda devido ao fraco crescimento do PIB no terceiro trimestre. Na ocasião, Dilma Rousseff saiu em defesa de Mantega.