Universitários aprendem a empreender com jogos virtuais
Entre os dias 18 e 19 de março, universitários de sete países da América Latina - entre eles Argentina, Colômbia, Peru, Paraguai, Equador e Brasil - participarão da 13ª edição do Desafio Sebrae Internacional, jogo virtual que simula a rotina de uma empresa. O encontro ocorre no Rio de Janeiro e tem o objetivo de levar a prática da gestão a jovens universitários, visando o desenvolvimento de competências no ato de empreender.
Cerca de 170 mil alunos, a maioria na faixa etária entre 18 e 22 anos, participam desta edição. Após várias etapas disputadas durante o ano de 2012, foram selecionados 29 jovens vencedores em seus países de origem que estão agora no Rio de Janeiro para disputar a final no Brasil. As equipes que chegaram até essa etapa fizeram exercícios práticos de empreendedorismo. Tiveram noções de como administrar uma empresa e trabalhar em equipe e, ao final, testaram resultados.
Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o Desafio Sebrae coloca o estudante como protagonista da sua própria vida, pois ele se vê em um cenário propício para gerar negócios. “É muito importante o diálogo entre professores, diretores de escolas e toda a cadeia educativa sobre empreendedorismo. Jovens que passam por esse tipo de experiência e conhecimento têm mais condições de entrar no mundo do trabalho com um diferencial”, destaca.
Em 2012, o Desafio Sebrae versão internacional contou com mais de 22 mil estudantes, sendo que o Peru foi o país com maior número de adesões: foram inscritos 13.108 jovens. Naquela edição, os participantes simularam uma empresa no ramo de sucos e polpas de frutas.
A versão internacional conta com a parceria da Coppetec/UFRJ (Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos). A programação do Desafio Sebrae inclui visitas a centros tecnológicos em universidades brasileiras. A cerimônia de entrega dos prêmios será nesta terça-feira (19).
O evento ocorre no Windsor Plaza Hotel (Avenida Princesa Isabel, 263 – Copacabana)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.