IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aluguel deve ser de até 30% da renda e incluir condomínio e taxas

Alexandra Penhalver

Do UOL, em São Paulo

31/05/2013 19h11

Claro que, para alugar um imóvel, o consumidor deve procurar uma faixa de valor que caiba no orçamento familiar. Mas o importante é que ele não deve só pensar no valor do aluguel em si. É preciso incluir também nessa conta o condomínio e as taxas, como o IPTU.

O recomendado é que o total não seja superior a 30% da renda mensal da família. "Esse é o limite ideal para que o inquilino possa pagar as despesas da locação nos 30 meses do contrato", afirma Roseli Hernandes, diretora comercial da Lello Imóveis.

Segundo Roseli, hoje o custo do aluguel residencial varia de 0,4% a 0,8% do valor do imóvel. "Esse percentual é compatível com a realidade do mercado. Antes, a locação era calculada sobre 1% do valor da propriedade", diz.

Vários fatores influenciam no preço dos aluguéis: localização, estado de conservação, proximidade de transporte público, mercado imobiliário aquecido e, principalmente, a relação entre oferta e procura.

"Há uma grande procura pela locação. Essa procura tem sido três vezes maior do que a compra de um novo", afirma Roseli Hernandes.

É preciso pesquisar preços do aluguel em imóveis na região de interesse

O futuro inquilino deve negociar e pedir desconto. Segundo Mark Turnbull, diretor de Gestão Patrimonial e Locação do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), a negociação também é importante na hora de renovar o contrato de locação.

"Os proprietários podem até querer cobrar mais, mas o inquilino deve mostrar que manter um bom pagador com um reajuste que esteja de acordo com as duas partes pode ser um bom negócio", diz Turnbull. 

Fazer uma inspeção e checar as condições físicas do imóvel também é necessário. Verifique paredes, instalação hidráulica e elétrica. Todas as características do imóvel devem ser anotadas na vistoria quando o contrato de locação é assinado.

Também visite a vizinhança para saber se o imóvel está bem localizado com serviços, comércio e transportes por perto.

Na avaliação de analistas, os aluguéis têm sido reajustados dentro da realidade. "Os mercados de compra e venda de usados e de locação são dinâmicos, sujeitos a oscilações bruscas de um mês para outro, mas no médio e longo prazo se percebe um movimento de ajuste de preços e aluguéis, com a eliminação de exageros e excessos”, diz José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP).

Segundo pesquisa do Creci-SP, divulgada em fevereiro, o valor médio dos aluguéis residenciais cobrados no Estado de São Paulo foi de R$ 800. Foram ouvidas, na pesquisa, imobiliárias de 37 cidades do Estado.

Fiador lidera garantias de locação nos imóveis, diz empresa

De acordo com a diretora comercial da Lello Imóveis, Roseli Hernandes, entre as formas de garantia dadas pelos clientes que alugam imóveis residencias na Lello, o fiador é a principal, com 60¨% dos contratos.

O seguro fiança foi escolhido por 25% dos clientes, ocaução por 11%.  Cerca de 4% dos contratos têm outras formas de garantia (como carta fiança bancária).

Para alugar um imóvel é preciso ter no mínimo 18 anos. Os documentos básicos para a locação são: RG, CPF, carteira de trabalho, cópia dos três últimos holerites.

Quem é autônomo precisa apresentar comprovantes de renda (ultima declaração do Imposto de Renda), declaração oficial do contador (Decore) e declaração da retirada mensal da firma para a qual presta serviço, com a assinatura reconhecida em cartório.

DOCUMENTOS BÁSICOS PARA LOCAÇÃO PESSOA FÍSICA E JURÍDICA

Documentos para todosEmpregado registradoProfissional liberalComerciante
Ficha de informação cadastral devidamente preenchida e assinada na imobiliáriaHolerite (três últimos)Última declaração de Imposto de Renda na íntegra (com protocolo de entrega) ou extratos bancários (três últimos meses)Última declaração de Imposto de Renda (com protocolo de entrega) ou extratos bancários (três últimos meses)
CPF e RGCarteira de trabalho, com registro de trabalho e atualização salarialDecore: declaração oficial do contadorRecibo de pró-labore
Se for casado CPF e RG do cônjugeProfissional com menos de um ano na empresa atual deve apresentar cópia do vínculo empregatício anteriorDeclaração da retirada mensal da firma para a qual presta serviço, com a assinatura reconhecida em cartórioContrato social e última alteração contratual
Telefone da administradora ou cópia do contrato de locação onde reside atualmente acompanhada dos três últimos recibos pagos   
Comprovante de residência   
    
Observação: documentos devem ser apresentados por meio de cópias autenticadas, ou em cópias simples com originais.   
Fonte: Lello Imóveis