Em dez anos, quadruplica percentual de mulheres que são chefes de família
Em dez anos, quadruplicou o percentual de mulheres que são chefes de família -principais responsáveis pelo sustento da casa.
Em 2002, entre os casais com filhos, as mulheres representavam 4,6% dos chefes de família. Em 2012, passaram a 19,4%.
Os dados, divulgados nesta sexta-feira (29) são da "Síntese de Indicadores Sociais", preparada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad 2012.
Segundo o IBGE, nos casais sem filhos, também houve um aumento considerável da proporção de mulheres responsáveis pelos núcleos familiares: em 2002, eram 6,1%, passando para 18,9% em 2012.
Considerando todas as famílias juntas, com e sem filho, com casal ou só com homens ou mulheres, a participação das mulheres como chefes de família cresceu de 28% em 2002 para 38% em 2012.
Segundo o IBGE, a evolução se explica porque as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e com níveis de escolaridade maiores que os dos homens.
O IBGE está deixando de usar o termo "chefe de família" e trocando por "pessoa de referência". O significado é o mesmo: a pessoa resposável pela maior fonte de recursos da residência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.