Bolsas

Câmbio

Bilionários

Ex-engraxate é o novo brasileiro na lista de bilionários da 'Forbes'

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

O empresário José Janguiê Bezerra Diniz começou a vida como engraxate, aos 8, e agora, aos 50, é o mais novo brasileiro incluído no ranking de bilionários da revista "Forbes". 

Ele é fundador e principal acionista do Ser Educacional, grupo dono das faculdades Mauricio de Nassau e Joaquim Nabuco, e que lançou ações na Bolsa de Valores no ano passado. 

Diniz nasceu em Santana dos Garrotes, na Paraíba, um dos sete filhos de Lourdes e João. Aos seis anos, mudaram-se para Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Aos oito, começou a trabalhar como engraxate e, logo depois, vendendo laranjas. Aos 14, a família decidiu mudar-se para Rondônia e Diniz voltou sozinho para o Recife, onde continuou os estudos em paralelo com o trabalho como datilógrafo.

Formou-se em Direito, em 1987, pela Universidade Federal de Pernambuco. No quarto ano do curso, já tinha uma empresa de cobranças, com 30 funcionários. Em 1992, tornou-se juiz do trabalho. Formou-se também em Letras, e passou a dar aulas na Faculdade de Direito de Olinda.

Em 1994, fundou o Bureau Jurídico, curso preparatório para concursos públicos. Em 1998, fundou o BJ Colégio e Curso, que atualmente oferece turmas da educação infantil ao pré-vestibular. Em 2003, criou a Faculdade Maurício de Nassau acompanhada por uma nova marca, o Grupo Ser Educacional. Em 2007, é fundada a Faculdade Joaquim Nabuco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos