IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Produção de petróleo no pré-sal subiu 1,8% em novembro, diz Petrobras

Folhapress
Imagem: Folhapress

Da Agência Brasil

17/12/2015 10h46

A produção de petróleo e gás natural da Petrobras na camada pré-sal subiu 1,8% em novembro na comparação com o mês anterior. 

Segundo a empresa, a média diária chegou a 1,023 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed). Em outubro, tinha ficado em 1,005 milhão boed. 

Considerando apenas o petróleo no pré-sal, foram produzidos em média 820 mil barris por dia (bpd), o que representou uma elevação de 1,3%, também em relação ao mês anterior, quando ficou em 809 mil bpd.

Produção total da Petrobras caiu

Já a produção média de petróleo e gás natural total, no Brasil e no exterior caiu 1,8% em novembro. Pelos números da Petrobras, foram 2,71 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), contra 2,76 milhões boed do mês de outubro.

O motivo apontado pela companhia foram as paralisações de unidades produtivas durante a greve dos petroleiros.

Apesar da queda, a Petrobras informou que está mantida a meta de produção de 2.125 mil barris por dia de petróleo no Brasil para este ano.

No mês passado a produção média de petróleo no Brasil alcançou 2,07 milhões de barris por dia (bpd). 

O resultado representou queda de 1,4% em relação ao volume produzido em outubro (2,10 milhões bpd). 

Na produção de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, a queda ficou em 4%, com produção de 71,7 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), enquanto em outubro era de 74,7 milhões de metros cúbicos por dia.

Produção apenas no exterior também recuou

No exterior, a produção em outubro atingiu 190 mil boed, redução de 2,4% diante dos 194 mil boed do mês anterior.

A empresa informou que a queda é decorrente de operações de limpeza das linhas de produção no Campo de Saint Malo e manutenções feitas na plataforma dos campos de Lucius e Hadrian South, nos EUA. 

A Petrobras disse também que a produção média de petróleo caiu 3,7% em novembro com os 96 mil bpd. Quanto ao gás natural houve redução de 1% com produção média no exterior de 16 milhões de metros cúbicos por dia.