Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 29 de abril

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Balanço do mercado

Puxado pelo mau desempenho das ações da Petrobras, do Unibanco e do Bradesco, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em queda de 0,74%, a 53.910.51 pontos. Mesmo com a segunda baixa consecutiva, o índice termina semana com valorização de 7,7%.

No mercado de câmbio, o dólar também caiu. A moeda americana perdeu 1,64% e chegou a R$ 3,44, o menor valor de fechamento desde 31 de julho do ano passado. Em 2016, a queda chegou a 12,86%.

Leia mais

 

Sinal verde na luz

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou a manutenção da chamada bandeira verde para maio. Com isso, não será cobrada taxa extra na conta de luz.

O acréscimo deixou de vigorar em abril.  A melhora no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e o desligamento das termelétricas tornaram a geração de energia mais barata. Mesmo assim, a Aneel pede que os consumidores evitem desperdícios.

Leia mais

 

Oferta demais, procura de menos

Por falar em energia, o leilão realizado hoje, sem a participação das principais distribuidoras do país, vendeu apenas 0,7% da capacidade total oferecida, de 29.628 megawatts.

As maiores empresas do setor alegaram que possuem energia de sobra, o que não é remunerado pela Aneel, e tentam resolver o impasse com o governo. A principal fonte de energia oferecida no leilão foi a eólica, com 17.131 megawatts.

Leia mais

 

Fortuna em cofrinhos, gavetas e bolsos

A população brasileira tem uma fortuna guardada em moedas. De acordo com a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, são cerca de 7,4 bilhões de moedas paradas em bolsos, gavetas e nos famosos cofrinhos.

A entidade aponta que essas moedas precisam circular no mercado, pois facilitam o troco no comércio e reduzem as despesas do governo com novas emissões de dinheiro.

Leia mais

 

Fila crescendo

A taxa média de desemprego no Brasil atingiu 10,9% no primeiro trimestre deste ano, a maior para o período desde 2012. Com isso, são cerca de 11,1 milhões de pessoas sem trabalho.

Os dados são do IBGE, que aponta a falta de efetivação de funcionários temporários como uma das causas do aumento do índice.

Leia mais

 

Seu cantinho a caminho?

Quer comprar uma casa nova? Começou hoje no Rio de Janeiro a 12ª edição do Feirão da Casa Própria, organizado pela Caixa Econômica Federal. O foco vai ser imóveis de até R$ 225 mil para financiamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida ou com recursos do FGTS.

O evento vai até 1º de maio e deve acontecer em outras 14 cidades até 19 de junho. A próxima parada será em Belém, de 13 a 15 de maio. Já em São Paulo o Feirão vai de 3 a 5 de junho. Todas as datas estão disponíveis no site da Caixa.

Leia mais

 

Agenda

E atenção, contribuinte! Termina às 23h59 de hoje o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2016. Acesse o site da Receita e saiba como fazer a sua.

Amanhã a China divulga dados sobre a indústria do país que podem afetar diretamente no mercado mundial a partir de segunda-feira.

E também na segunda, o governo divulga dados sobre a balança comercial em abril.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos