IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Heineken fará barril de cerveja no Brasil, mas preço fica igual a importado

Afonso Ferreira/ UOL
Imagem: Afonso Ferreira/ UOL

Afonso Ferreira*

Do UOL, em Ponta Grossa (PR)

03/08/2016 13h43

A Heineken começou a produzir em Ponta Grossa (PR) seu barril de cerveja de 5 litros. Até agora, o produto era importado da Holanda, onde fica a matriz da cervejaria. Apesar da produção passar a ser nacional, a empresa não prevê queda agora no preço do produto nos supermercados.

"É uma linha que estamos iniciando hoje, ainda não é possível dizer se representará uma queda significativa nos custos. Num primeiro momento, o consumidor final não deve ser impactado", disse o vice-presidente de Logística da cervejaria no Brasil, Erwin Rosen.

Isso porque a bebida e o envase serão feitos no Paraná, mas o barril continuará vindo da Holanda. Uma redução de preços no futuro não está descartada, segundo a companhia. "É algo que precisamos avaliar e rever em nossa estratégia", afirmou Rosens.

Apesar da crise...

O Brasil é o primeiro país a produzir o barril de Heineken além da Holanda. A empresa diz que o país é seu terceiro maior mercado no mundo e que vê potencial de crescimento no segmento de cervejas premium, mesmo em meio à crise econômica. 

"É um produto [premium] que funciona bem no Brasil e, além disso, ajuda a construir a imagem da marca no país", afirmou o presidente da Heineken Brasil, Didier Debrosse.

A empresa diz que espera regularizar a oferta do produto no mercado nacional. "Hoje, o processo de importação do barril leva em torno de três meses. Aí tem o problema porque, às vezes, trazíamos muito e em outras, não dávamos conta", disse Debrosse.

Além de Kaiser e Bavaria

A fábrica da Heineken em Ponta Grossa (PR) passou por um processo de ampliação, que começou em janeiro do ano passado, com investimento de mais de R$ 400 milhões, segundo a empresa. A nova linha entra em operação a partir desta quarta-feira (3).

A fábrica, que antes produzia as marcas Kaiser e Bavaria, passa a fabricar também os rótulos Heineken, Sol, Desperados e Amstel. 

A capacidade de produção na unidade aumentou mais de 40%, para 4,6 milhões de hectolitros por ano (equivalente a 1,5 bilhão de garrafas long neck, de 330 ml). 

A Heineken tem cinco cervejarias no Brasil: em Jacareí (SP), em Ponta Grossa (PR), Araraquara (SP), Gravataí (RS) e Pacatuba (CE).

* O repórter viajou a convite da Heineken