Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta terça, 18 de outubro

Do UOL, em São Paulo

Mercado favorável

A Bolsa fechou em alta de 1,73%, com 63.782,21 pontos. É a quarta alta seguida e o maior nível de fechamento desde 3 de abril de 2012. O resultado desta terça-feira foi puxado, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Petrobras, da mineradora Vale e dos bancos. Essas empresas têm grande peso sobre o Ibovespa.

No mercado de câmbio, o dólar teve queda de 0,77%, cotado em R$ 3,183.

Leia mais

 

Menos auxílio, mais economia

O governo calcula que vai economizar R$ 139 milhões por ano depois de cancelar 8.442 auxílios-doença.

O número representa 77,5% dos 10,8 mil benefícios que passaram até o último sábado por um pente-fino do INSS. Os cortes foram por causa de irregularidades na concessão dos benefícios, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Leia mais


Margem ampla

O Banco Central pediu que os bancos diminuam o spread bancário, que é a diferença entre as taxas que cobram ao emprestar dinheiro e a que pagam para captar recursos.

Em dois anos, o spread bancário subiu 60%. Para os bancos, quanto maior o spread, maior é o lucro nas operações. O spread bancário brasileiro, um dos mais altos do mundo, recebe muitas críticas por ser um dinheiro que poderia estar fazendo girar a economia e não ser totalmente utilizado pelos bancos.

Leia mais


Corte de vagas

A indústria paulista demitiu 11,5 mil trabalhadores em setembro, de acordo com a Fiesp. No terceiro trimestre, a perda acumulada é de 29 mil postos e, no ano, de 86 mil.

Dos 22 segmentos industriais pesquisados pela Fiesp, 13 apresentaram queda no nível de emprego. O setor de veículos automotores, reboques e carrocerias foi o que mais demitiu em setembro, com saldo negativo de 3.108 vagas.

Leia mais


Mercado imobiliário em alta

As vendas de imóveis residenciais no Brasil subiram em agosto pela primeira vez em 13 meses. O avanço foi de 1,4% sobre o mesmo período do ano passado. O levantamento mensal é divulgado pela associação brasileira de incorporadoras, Abrainc, em parceria com a Fipe.

Segundo a pesquisa, em agosto foram vendidos 9.300 imóveis residenciais, no primeiro avanço do indicador desde junho de 2015.

Leia mais


'Pague o aluguel'

O valor médio do aluguel na cidade de São Paulo caiu 1,1% no acumulado de 12 meses até setembro. Os dados são do Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário). A retração é a menor registrada no último ano.

O dado se refere apenas aos novos contratos de locação. O Secovi estima que os valores dos contratos devem se manter estáveis até o fim do ano.

Leia mais


Luz acesa

A Aneel aprovou uma redução média de 24,18% nas contas de luz da empresa CPFL Piratininga a partir da próxima semana. A CPFL distribui energia para o interior e o litoral de São Paulo, em municípios como Santos, Sorocaba e Jundiaí.

Para os clientes que recebem a energia em baixa tensão, como as residências, o preço vai cair em média 19,48%, enquanto os consumidores de alta tensão, como as indústrias, vão pagar em média 30,22% a menos.

Leia mais


Agenda

Amanhã o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve anunciar o novo patamar da taxa básica de juros, a Selic.
No cenário externo, a China vai apresentar o resultado do PIB do terceiro trimestre.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos