Bolsas

Câmbio

Petrobras

Temer comemora aumento da nota da Petrobras pela agência Moody's

Marcelo Brandão*

Da Agência Brasil

  • Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O presidente Michel Temer comemorou a elevação da nota de crédito da Petrobras pela agência de classificação de risco Moody's. Pelo Twitter, Temer associou a resolução da Moody's ao seu trabalho frente à presidência da República. "Começamos a colher o resultado de trabalho feito com responsabilidade. A Moody's elevou a nota de crédito da Petrobras", disse o presidente nesta segunda-feira (10) pela rede social.

A agência subiu a nota de crédito da Petrobras de "B2" para "B1" e mudou a perspectiva para positiva, indicando que a nota pode subir de novo a qualquer momento. A decisão da agência vem menos de um mês depois de melhorar a perspectiva para a nota da dívida pública brasileira. Segundo a Moody's, a decisão se deu em razão do "menor risco de liquidez e perspectiva de redução da alavancagem da dívida".

A agência manteve o Brasil dois níveis abaixo do grau de investimento, mas melhorou de negativa para estável a perspectiva negativa para a nota do país, o que significa que a classificação da dívida pública brasileira não corre mais o risco de ser rebaixada a qualquer momento.

Mesmo com a decisão de hoje da Moody's, a Petrobras ainda está quatro níveis abaixo do grau de investimento. Em fevereiro, outra agência de classificação de risco, a Standard & Poor's (S&P), elevou a nota da Petrobras de "B+" para "BB-".

Com a mudança, a estatal passou de quatro para três níveis abaixo do grau de investimento na escala da S&P. Na ocasião, a agência citou a melhoria da gestão e o aumento da liquidez (dinheiro disponível) da petroleira.

(*colaborou Wellton Máximo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos