IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Só trabalha e economiza? 10 sinais de que você nunca será rico

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 04h00

Ser rico é o desejo de muita gente. Afinal, quem não gostaria de morar em uma mansão luxuosa, viver viajando e ainda poder comprar sem preocupar com o limite do cartão de crédito.

No entanto, a verdade é quem nem todo mundo vai chegar lá. E, diferentemente do que alguns pensam, não basta apenas trabalhar duro e economizar para alcançar esse sonho.

Para saber se você está no caminho certo ou errado, o site norte-americano "Business Insider" listou em um artigo dez sinais de que uma pessoa nunca será rica. Veja a seguir:

1. Não só trabalhe duro, mas de maneira inteligente

Apenas trabalhar duro, como aprendemos na escola, não é suficiente para fazer uma pessoa ficar rica. É preciso ir além e fazer o seu dinheiro trabalhar por você de maneira inteligente. O artigo sugere, por exemplo, investir em ações ou em um plano de aposentadoria privada. Assim, seu dinheiro pode gerar mais dinheiro por si só, sem correr muitos riscos.

2. Pensa em economizar, e não em ganhar mais

Poupar dinheiro é crucial para ficar rico, mas não se prenda a isso a ponto de perder chances de ganhar mais. Se você quiser começar a pensar como uma pessoa rica, pare de se preocupar com cortar gastos e concentre-se em como fazer mais dinheiro, diz o artigo.

3. Compra coisas que não pode pagar

Se você vive com a "corda no pescoço" ou gasta mais do que ganha, nunca será rico. Mesmo que tenha um aumento de salário, tente manter o mesmo padrão de vida que tinha antes. Assim, sobra mais dinheiro para investir e gerar mais ganhos.

4. Contenta-se com um salário estável

Enquanto a maioria dos empregados é paga pela quantidade de horas trabalhadas, as pessoas ricas escolhem receber pelos resultados que entregam e são, geralmente, autônomas. Isso não significa que quem recebe por horas trabalhadas nunca será rico, porém é o caminho mais longo.

5. Ainda não começou a investir

Quanto mais cedo começar a investir, melhor. Para isso, pode começar investindo na sua aposentadoria ou em fundos de baixo custo. Em média, milionários investem 20% do que ganham por ano, segundo o artigo.

6. Você persegue o sonho de outra pessoa, não o seu

Para ser bem-sucedido, é preciso ser apaixonado pelo que faz e ter determinação para perseguir a própria paixão. Muitos cometem o erro de buscar o sonho de outra pessoa, geralmente dos pais, e acabam se tornando infelizes com a profissão escolhida.

7. Raramente sai da zona de conforto

Se quer ser rico, é melhor se acostumar com a incerteza ou o desconforto. Pessoas ricas enfrentam o medo e correm riscos calculados (sabem que podem perder, por isso não investem tudo) para terem maiores ganhos.

8. Não tem metas para o seu dinheiro

Alcançar os objetivos fica mais fácil quando eles estão claros. Por isso escreva em um papel quais são suas metas: comprar uma casa, viajar, estudar fora etc. Depois disso, trace planos e prazos para alcançá-los. E sempre tenha novas metas para cumprir.

9. Gasta primeiro e poupa o que sobra

Geralmente, as pessoas pagam todas as contas e poupam apenas o que sobra no final do mês. A lógica para ser rico é inversa: primeiro, pague a si mesmo. Isso significa que, quando o salário cair na conta, você deve investir ou poupar uma parte e pagar as contas com o restante.

10. Acha que ficar rico não é para você

Enquanto você pensar que ficar rico é apenas para os sortudos, nunca será um. Pense grande e persiga seus objetivos.