IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento do PIB marca "renascimento da economia brasileira", diz Temer

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

01/06/2017 15h14Atualizada em 01/06/2017 17h25

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (1º), o presidente da República, Michel Temer, afirmou que o crescimento registrado nos três primeiros meses deste ano marca o "renascimento da economia" do país.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior, após oito quedas seguidas. Em relação ao mesmo trimestre de 2016, porém, o PIB encolheu 0,4%, no 12º recuo seguido.

"Há pouco mais de um ano, quando assumi a Presidência da República, o Brasil estava mergulhado na mais profunda recessão de sua história. O número de hoje marca o renascimento da economia brasileira em bases sólidas e sustentáveis", declarou, ao defender que o Brasil saiu da recessão.

Segundo Temer, o número é "resultado do trabalho do governo" no último ano. Em meio à crise política e da perda de apoio entre os parlamentares, ele reforçou no vídeo que o governo está "em sintonia com o Congresso Nacional ouvindo a sociedade para promover as reformas adiadas por tanto tempo".

Período de silêncio

Desde a revelação da delação de executivos da JBS, em 17 de maio, o perfil de Temer nas redes sociais não estava muito atuante, como costumava ser.

As postagens só começaram a ser retomadas com mais frequência a partir de domingo (28), quando o presidente viajou para Alagoas e Pernambuco para discutir os estragos causados pela chuva nos Estados.

As demais postagens foram sobre discursos de Temer e pautas positivas do governo, em uma tentativa de afastar a imagem do presidente dos escândalos de corrupção.

IBGE diz que 'é cedo' para comemorar

Segundo a gerente de contas nacionais do IBGE, Rebeca Palis, ainda é cedo para afirmar que o país saiu da recessão, já que o crescimento aconteceu em cima de quedas sucessivas. O instituto ressaltou que, se analisado o patamar geral da economia brasileira, ele é equivalente ao de 2010.

Temer, porém, não citou o comentário no vídeo e falou que a taxa de crescimento da economia é "superior ao que boa parte dos analistas previam".

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias