IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Importante no PIB, investimento cai no trimestre e em relação a 2016

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 09h35Atualizada em 01/06/2017 12h22

Os investimentos caíram no primeiro trimestre deste ano, tanto na comparação com o trimestre anterior quanto em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Em relação ao quarto trimestre de 2016, os investimentos caíram 1,6%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, o tombo foi de 3,7%, na 12ª queda seguida. 

O principal motivo, segundo o IBGE, foi a queda das importações de bens para a produção (como máquinas, equipamentos e materiais de construção) e o desempenho negativo da construção.

Os dados do PIB foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e mostraram que a economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre, comparando com o período anterior, mas encolheu 0,4% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Por que o investimento é importante?

O investimento das empresas para produzir mais é um dos indicadores mais importantes do PIB (Produto Interno Bruto). Ele mostra a capacidade do país de continuar crescendo no futuro: quando uma empresa planeja aumentar a produção, ela investe em máquinas, transporte e infraestrutura, por exemplo.

Se esse índice cai, isso indica que os empresários não estão confiantes e, portanto, não pretendem ampliar a produção. Se as empresas não crescem, deixam de contratar trabalhadores e de produzir mais, fazendo com que a economia desacelere no longo prazo.

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

Entenda o que é o PIB e como ele é calculado

 

UOL Notícias