Guru do marketing dá 11 dicas para ganhar dinheiro online com a crise
Se você se interessa por marketing e quer ajuda para ganhar dinheiro online, um nome para ter em mente é Neil Patel. O britânico esteve em Porto Alegre (RS) na noite da última quinta-feira (6) em evento do UOL Edtech e da PUC-RS e, entre elogios ao potencial do Brasil, deu dicas para quem está começando agora.
"O Brasil tem muito potencial. Sei que está em recessão, mas as coisas mudam rápido. Dê 5 ou 6 anos e vocês vão ver. O potencial é grande. Não importa a recessão, os melhores negócios começam durante uma recessão", disse o otimista Neil Patel.
Não é à toa que ele é conhecido como "guru do marketing". Patel dita algumas tendências no mundo digital e faz testes estranhos. Muita gente se lembra dele pela campanha "Quem é Neil Patel?" com influenciadores no Instagram. Ele é cofundador das empresas Crazy Egg, Hello Bar e KISSmetrics, e ainda ajudou empresas como Amazon, NBC, GM, HP e Viacom no marketing digital.
Pessoalmente, ele também é bom de marketing: consegue cativar a plateia mesmo quando entra em assuntos técnicos - a mesma coisa que tenta fazer no mundo digital para gerar vendas. Por isso suas dicas são consideradas vitais e acabam servindo como "mantra" para os seguidores do guru.
Patel esteve no país para a abertura do curso de Pós-Graduação em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, feito em parceria entre a PUC-RS e o UOL Edtech.
Confira as dicas de Neil Patel para ganhar dinheiro online:
1 - Faça um blog e crie bom conteúdo
"Conteúdo é a coisa principal para você crescer". Com essa frase, Patel deu início à sua apresentação em Porto Alegre. O mote principal girava em torno de como usar blogs para ganhar dinheiro na internet. Os conselhos valem tanto para quem está começando um negócio quanto para grandes empresas.
O conteúdo criado precisa, também, ser bom e feito com frequência. Patel afirma que apenas duas em 10 pessoas leem um texto após ver o título. Por isso deu conselhos para um bom título: números (principalmente ímpares) e palavras negativas geram mais cliques, manter abaixo de 65 caracteres, fazer o título refletir o conteúdo, projetar títulos com seis palavras, evitar termos com mais de um significado e incluir palavras poderosas e adjetivos.
2 - Escolha o seu nicho - de preferência, um grande
Antes de abrir o blog, é preciso escolher o nicho com quem você vai conversar, principalmente se você for iniciar agora uma empresa. Patel lembra o caso da época em que investia milhares de dólares em um blog sobre marketing e não chegava perto da audiência de uma mãe que não gastava nada e escrevia sobre alimentação.
Entre os cases de sucesso de Patel, está um blog de nutrição que ele começou do zero e ganhou uma audiência consolidada.
3 - Seja pessoal e crie conversações
Uma outra dica quanto ao conteúdo está relacionada à forma como você se comunica. É importante ser pessoal com a audiência (use palavras como "você") e criar conversações. Os comentários do seu blog também devem ser sempre respondidos para agradar ao usuário.
4 - Faça infográficos
Infográficos também são sinônimos de sucesso para Patel. O britânico destaca a possibilidade de eles serem compartilhados em redes sociais. É bacana transformar em uma simples arte visual, com cores neutras, dados complexos e técnicos, sempre com o logo da empresa criadora no rodapé.
5 - Promova o conteúdo
Seu conteúdo também deve ser promovido para que gere acessos. Patel destaca a possibilidade de compartilhamento em suas próprias páginas de redes sociais (no período da tarde, quando o tráfego aumenta), mas não deve se ater apenas a isso.
Você pode, por exemplo, pegar e-mails de pessoas que são influenciadoras em seu nicho e disparar textos informando que citou o destinatário em um texto e pedindo para compartilhar, a fim de gerar tráfego. "O 'não' você já tem. Não seja tímido e não tenha medo de perguntar", diz Patel.
6 - Anote e-mails
Coletar e-mails de usuários que acessam seu conteúdo é um ponto sensível para o guru do marketing. Você pode colocar o pedido por meio de pop-ups ou oferecer produtos/cursos gratuitamente se o usuário inserir o e-mail. Listas de e-mail são importantes para gerar vendas e criar público. Dados de Patel mostram que e-mails resultam em 40% das vendas, 36,7% dos comentários e 34% de compartilhamentos sociais.
Patel cita que empresas como a Amazon têm grande parte de seu faturamento pelo e-mail. E há mais dicas: o ideal é mandar de um a quatro e-mails por mês para que não vire spam. E-mails sem imagens são melhores, por incrível que pareça. "As pessoas clicam mais se não tem imagens. Imagens distraem as pessoas", diz.
7 - Traduza seu conteúdo
Se você já está estabelecido, traduza o conteúdo dos seus posts para outras línguas. Fique atento aos idiomas mais falados. Neste tópico, Neil Patel dá um exemplo pessoal: tem cerca de 100 mil visitantes brasileiros mensais em seu blog (o conteúdo é traduzido para português).
8 - Sempre reforce seus links
O seu conteúdo deve, obrigatoriamente, sempre ter o chamado "cross link". É quando links de outros posts do seu blog são inseridos dentro de um post. E é interessante ficar atento a termos bastante buscados no Google para colocar o hyperlink.
9 - Monetize o conteúdo
É importante, claro, que o blog sirva para o objetivo final: venda de produtos. Faça pop-ups e propagandas dos seus produtos dentro do seu blog. Ao fim, leve as pessoas que visitam o conteúdo para páginas de vendas.
Em sua palestra, Patel deu o exemplo de um site fitness que gera R$ 4 milhões por mês sem fazer propaganda, apenas com o conteúdo de seu blog.
10 - Faça seu site amigável para o mobile
No Brasil, as pessoas pesquisam produtos por smartphones, mas a maioria ainda prefere finalizar as compras no desktop. Patel diz que esse é um cenário em mudança, assim como já aconteceu nos Estados Unidos. Para ele, é importante o site ser responsivo e amigável para o mobile.
11 - Experimente promoções e pacotes
A dica de Patel é incentivar o consumidor a comprar mais e mais em seu site. Por isso o britânico reforça o papel de promoções, como vendas casadas de produtos. É bom ainda pesquisar o mercado: se notar que há uma demanda por frete gratuito, uma alternativa é aumentar o preço dos produtos e deixar o frete grátis. Pode atrair mais consumidores.
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