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Marcas apostam em tatuagem, karaokê, games e sorvete no Salão do Automóvel

Estande da Ford  no Salão do Automóvel de São Paulo - Renato Pezzotti/UOL
Estande da Ford no Salão do Automóvel de São Paulo Imagem: Renato Pezzotti/UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/11/2018 04h00

A 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel vai até domingo (18) no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na zona sul da capital paulista. O evento é o maior realizado até hoje, com 110 mil metros quadrados, 29 fabricantes, exibição de mais de 500 veículos e mais de 1.200 horas de atividade interativas. E são essas atividades que têm conquistado boa parte da atenção do público.

As montadoras investiram em ativações de marca diferentes, muito além da tradicional exibição dos carros e seus motores. As ações têm como público-alvo, na maioria das vezes, gerações mais jovens, que ainda têm como grande sonho comprar um carro.

Veja mais abaixo algumas das principais ativações.

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UOL Carros

O "BigFoot", conhecido como "caminhão-monstro", no espaço do UOL Carros - Murilo Góes/UOL
O "BigFoot", conhecido como "caminhão-monstro", no espaço do UOL Carros
Imagem: Murilo Góes/UOL

UOL Carros também está presente no evento com um estande e um estúdio, com cobertura e geração de conteúdo produzido pelo time do UOL. A estrela do espaço é o “BigFoot”, conhecido como “caminhão-monstro”.

Ao final de cada dia, dez participantes que postaram fotos do carro com a hashtag #GiganteUOLCarros são sorteados e ganham um balde de gelo personalizado.

Jeep: tatuagem e parede de escalada

Espaço para tatuagens no espaço da Jeep - Renato Pezzotti/UOL
Espaço para tatuagens no espaço da Jeep
Imagem: Renato Pezzotti/UOL

O espaço da Jeep, por exemplo, conta com duas ações diferentes. A marca da FCA montou um espaço para tatuagens, em parceria com o estúdio paulistano Black Ball.

Para quem quiser fazer um dos 150 modelos de tatuagens rápidas, a partir de desenhos predefinidos pelo estúdio, é só chegar ao espaço e se cadastrar no “Jeep Nation”, clube de benefícios da marca. A empresa estima que, nos primeiros cinco dias da feira, foram feitas cerca de 60 tatuagens.

“Oferecer experiências para gerar histórias faz parte do DNA da Jeep e quisemos tangibilizar isso para os visitantes. Este ano, apoiados no conceito ‘Make  History’, levamos para o evento um estúdio de tatuagem e uma parede de escalada de cinco metros”, afirmou João Ciaco, diretor de Marketing e Comunicação da FCA América Latina. A parede de escalada é aberta ao público de todas as idades, inclusive para crianças a partir de quatro anos.

Ford: wakeboard, karaokê e brindes

Além de exibir cerca de 30 carros, a Ford conta com seis ativações para o público em um estande de 2.750 metros quadrados. Um dos destaques é o videogame “Vida Longa e Aventura”. Nele, o desafio é surfar em uma prancha de wakeboard puxada por um EcoSport virtual.

Para promover seu patrocínio ao Rock in Rio, a montadora também montou um mini-karaokê. O consumidor escolhe uma música, entra num Ford Ka e grava um clipe cantando a música escolhida. O vídeo é enviado ao visitante por email e pode ser compartilhado nas redes sociais.

O desafio é surfar numa prancha de wakeboard puxada por um EcoSport virtual - Renato Pezzotti/UOL
O desafio é surfar numa prancha de wakeboard puxada por um EcoSport virtual
Imagem: Renato Pezzotti/UOL

“Procuramos pertinência e total conexão com o posicionamento da marca. Cada uma das ações foi desenvolvida especialmente para demonstrar as tecnologias dos nossos produtos, de forma lúdica e descontraída, criando um clima de entretenimento e diversão para todas as famílias”, disse Maurício Greco, diretor de Marketing da Ford.

As crianças também têm vez. Um espaço recebe aquelas que quiserem dar um tempo nas máquinas enquanto seus pais ainda passeiam pelo salão. Na sala, além de monitores, dois videogames ficam à disposição dos pequenos --com jogos, claro, de velocidade.

A marca oferece ainda uma espécie de “passaporte da alegria”. O visitante faz a inscrição no local e recebe um cartão, no qual são registrados pontos cada vez que ele participa de uma interação. Ao final, o visitante ganha diferentes recordações, como caixas de som, chaveiros e bonés, de acordo com o total de pontos. Só no primeiro final de semana do Salão, mais de 2.100 pessoas haviam se cadastrado no espaço, segundo a Ford.

Fiat: shows, playlist e sorvete

A música também tem sua vez no estande da Fiat. O espaço da montadora tem pocket-show de Cláudio Lins (15 de novembro) e André Frateschi (16 de novembro), sempre a partir das 18h50, no “Palco PopStar”.

Há também uma ação com o Spotify, plataforma musical de streaming. No local, o visitante participa de um jogo virtual, e o resultado mostra qual é o carro da marca que mais combina com o gosto musical de cada um. Além disso, os usuários recebem uma playlist exclusiva da companhia.

O espaço ainda conta com uma sorveteria, instalada dentro de um modelo Ducato. Os visitantes que estiverem cadastrados no Fiat Club, programa de benefícios da montadora, ganham um sorvete. Até quarta-feira (14), cerca de 4.000 haviam sido distribuídos, segundo a empresa.

VW: realidade virtual e jogo de fuga

O grande xodó dos espaços no Salão do Automóvel são os óculos de realidade virtual. No espaço da Volkswagen, por exemplo, são quatro ações que dão aos participantes uma visão diferente, sempre mostrando o interior dos veículos e como funcionam suas engrenagens.

O estande tem também uma área para as crianças, com atividades como jogos em realidade aumentada e curso de programação, em parceria com a escola Happy Code.

O destaque do espaço é o jogo “Volkswagen Escape”. Os visitantes são trancados em uma garagem e, para sair, precisam decifrar diferentes enigmas, com a ajuda do manual do Tiguan Allspace, que usa a inteligência artificial do IBM Watson. Participam da brincadeira grupos de dez pessoas, a cada 15 minutos, com 30 horários diferentes por dia.

Chevrolet: simuladores virtuais e fotos

No espaço oficial da Chevrolet, além dos tradicionais simuladores virtuais, há um espaço para fotos com o modelo Onix, com uma promoção relativa ao patrocínio da montadora ao festival Lollapalooza, realizado no Brasil e nos Estados Unidos.

Para participar, o visitante deve seguir o perfil @chevroletbr no Instagram, realizar intervenções, com desenhos ou frases, em uma das fotos do carro e postar nas redes sociais a imagem com a hashtag #SomosConectados. As cinco fotos consideradas mais criativas por um comitê da montadora ganharão uma viagem com acompanhante para os festivais que serão realizados em São Paulo e em Chicago, em abril e agosto do ano que vem, respectivamente.

Renault: foco no Stories

A Renault, por sua vez, apostou no conteúdo. A montadora francesa montou um estúdio para criar conteúdo, entrevistas e ativações para o programa “Plugados no Salão”, com grande investimento na ferramenta Stories, do Instagram. Durante o evento, especialistas da rede social estão realizando workshops sobre criação de Stories para o público em geral.

“Em 2016, quando o assunto da vez era VR [“virtual reality”], nós já estávamos apostando em conteúdo. Por isso, queremos aproximar ainda mais a experiência da Renault do consumidor que está fora do evento”, declarou Livia Kinoshita, gerente de Publicidade da Renault do Brasil.

Capacitação profissional

A capacitação profissional também está presente no Salão do Automóvel deste ano. Cerca de 90 universitários foram treinados para atuar no estande da VW. Os estagiários, escolhidos a partir de um processo seletivo, estiveram durante dois meses e meio em cursos na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP).

A Chevrolet, por sua vez, montou um espaço dentro do evento, distinto do estande principal, que conta com uma série de palestras, todos os dias, sobre capacitação profissional, oferta de estágios e dúvidas sobre a área de recrutamento da companhia.

Serviço:

Salão do Automóvel

  • Data: até domingo (18)
  • Horário: de 15 a 17 de novembro, das 13h às 22h, e em 18 de novembro, das 11h às 19h
  • Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, rodovia dos Imigrantes, km 1,5
  • Transporte gratuito: na saída da estação Jabaquara do Metrô (Linha 1 Azul) e estação Santos-Imigrantes (Linha 2 Verde)
  • Ingressos: R$ 99 (meia-entrada: R$ 49,50)
  • Saiba mais: http://www.salaodoautomovel.com.br

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