IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estátua de menina que encarava touro de Wall Street vai para novo endereço

Estátua "Fearless Girl" em frente ao touro de Wall Street, em Nova York (EUA) - Reuters
Estátua "Fearless Girl" em frente ao touro de Wall Street, em Nova York (EUA) Imagem: Reuters

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/11/2018 18h09

A "Fearless Girl", ou "garota destemida", é uma das mais icônicas ações publicitárias dos últimos anos. Criada pela agência McCann Nova York para o State Street Global Advisors (SSGA), um fundo de gestão de investimentos norte-americano, a estátua tinha como objetivo chamar a atenção para a diversidade de gênero na liderança corporativa. Acabou se tornando um fenômeno global.

De uma simples garotinha enfrentando o touro de Wall Street, virou símbolo mundial de empoderamento feminino. A iniciativa foi premiada com os troféus mais importantes do Cannes Lions em 2017, o maior prêmio da publicidade mundial (assista ao vídeo no final da matéria).

Placa no lugar da estátua Fearless Girl em frente ao touro de Wall Street - Divulgação - Divulgação
Placa que ficou no lugar da estátua
Imagem: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (29), entretanto, um susto: ela não estava mais num dos pontos turísticos mais visitados da cidade. No lugar, uma placa com a frase "Fearless Girl está de mudança para a Bolsa de Valores de Nova York. Até que ela esteja lá, represente-a", divulgando também a hashtag #StandForHer –a campanha continua no site da SSGA.

A decisão de mudar a estátua de local já havia sido comunicada em abril deste ano. Segundo a prefeitura da cidade, a posição da estátua atrapalhava o trânsito.

A garotinha deve ser colocada, até o final do ano, em frente ao prédio da New York Stock Exchange (NYSE), sede da principal Bolsa de Valores dos Estados Unidos.

Num primeiro momento, a estátua terá mais espaço, mas não estará mais enfrentando o touro que simboliza o poderio do mercado e do espírito empresarial americano. Talvez não por muito tempo: o prefeito de Nova York já afirmou que a estátua do touro talvez tenha, também, que mudar de lugar.

Veja como foi feita a estátua "Fearless Girl" (legendas em inglês):