IPCA
0.01 Jun.2019
Topo

Mídia e Marketing


Nestlé começa a vender produtos sem canudo de plástico

Divulgação
Nescau Prontinho com canudos de papel Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-02-05T15:02:47

05/02/2019 15h02

A Nestlé vai deixar de oferecer canudos de plástico em seus produtos no Brasil. O Nescau Prontinho, bebida à base de leite e achocolatado, será o primeiro afetado pela decisão. A marca vai lançar pacotes de nove unidades da bebida em duas versões: com canudos de papel biodegradável ou sem canudos. A ideia é que os consumidores se acostumem com a utilização dos tubos de papel --ou, ainda, que criem suas novas maneiras de consumir o produto.

Os investimentos em pesquisas de novas embalagens chegam a R$ 10 milhões.

A ação da Nestlé marca o início de uma parceria da marca Nescau com o Projeto Tamar. Segundo Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil, a marca trabalhará em conjunto com a instituição para criar campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente.

"Vamos apoiar o projeto em pesquisas e nas ações sociais que eles promovem", afirma. "Temos três pilares nesta iniciativa, que chamamos de #jogajunto. Além da troca gradual dos canudos, há a parceria com o Projeto Tamar e o lançamento de um desafio dentro da plataforma de inovação aberta da empresa."

A marca Nescau também inicia, neste mês, uma campanha chamada #jogapradentro. A ideia é fazer com que os consumidores coloquem os canudos dentro das embalagens após o uso para evitar que eles se percam e não sejam reciclados.

Desafio em plataforma de inovação

A iniciativa da Nescau faz parte do lançamento de uma plataforma de inovação da Nestlé no Brasil, chamada Henri@Nestlé. O primeiro desafio por aqui será exatamente repensar o papel dos canudos de plástico nas embalagens.

A plataforma permite que start-ups enviem projetos com propostas para soluções de questões lançadas pela companhia. Os interessados podem inscrever seus projetos pelo site da iniciativa até 7 de abril. Cinco ideias serão selecionadas pela companhia e podem render um prêmio de US$ 50 mil para a sua implementação.

Sem plásticos até 2025

A Nestlé afirmou, no mês passado, que começaria a usar materiais alternativos para substituir os canudos em fevereiro. O compromisso da empresa envolve também eliminar todos os plásticos não recicláveis ou de difícil reciclagem de seus produtos até 2025.

Veja como é feito o M&M's

UOL Notícias

Mais Mídia e Marketing