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Itaipava e Corote: as marcas de bebidas mais citadas no Carnaval 2019

Foliões se divertem no bloco do Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro - Douglas Shineidr/UOL
Foliões se divertem no bloco do Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro Imagem: Douglas Shineidr/UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/03/2019 04h00

A cerveja Itaipava e a Corote Sabores foram as marcas de bebidas mais citadas nas redes sociais no Carnaval deste ano, segundo um estudo feito pela plataforma Sprinklr.

Produzido com exclusividade para o UOL, o estudo mostrou que marcas foram as mais citadas em posts no Facebook, Twitter e Instagram, entre 1º e 6 de março. 

Confira a lista das cinco marcas de bebidas (alcoólicas ou não) mais citadas, de forma orgânica, nas redes sociais durante o período:

  1. Itaipava
  2. Corote
  3. Skol
  4. Skol Beats
  5. Brahma

A plataforma norte-americana, que gerencia a experiência do cliente em diferentes ocasiões, também listou os tipos de bebida mais citados: água, cerveja, cachaça, vodca e suco.

Em relação ao engajamento, o levantamento apontou que a cerveja Antarctica foi a marca de bebidas que mais conversou com os consumidores durante o período. 

"As pessoas usam as redes sociais para falar sobre as marcas o tempo todo. Gerenciar esses dados é o principal desafio. Não é suficiente saber exatamente o que o público está dizendo em determinada rede social: é preciso saber o que está sendo dito em todas elas", declarou Eduardo Apolinário, diretor de Relacionamento com Clientes da Sprinklr para América Latina.

Espaço aberto na Sapucaí

A Itaipava aproveitou uma brecha mercadológica e continuou apostando alto no seu camarote com famosos na Sapucaí, durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. 

Se, no passado, a briga ficava entre os espaços da Brahma e da Nova Schin (ocupado, depois, pela Devassa), agora a marca do grupo Petrópolis reina sozinha no sambódromo. É a única marca de cerveja que possui um camarote próprio, exclusivo para convidados. 

"Ter um camarote proprietário e exclusivo nos dá possibilidade de aumentar o envolvimento e a experiência com a marca. Itaipava é uma marca vinculada ao verão e ao jeito de ser e de viver o verão brasileiro. O Carnaval é uma expressão deste verão", afirmou Eliana Cassandre, gerente de Marketing do grupo Petrópolis. 

Os investimentos da empresa neste Carnaval chegaram a R$ 40 milhões, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais, sendo quase 90% do total destinado à marca Itaipava. 

A companhia planeja desembarcar no Carnaval de rua em 2020. Hoje, ela patrocina o Terreirão do Samba, no Rio de Janeiro, com shows gratuitos ou a preços populares, além de estar presente em camarotes e blocos de rua em outros estados.

Cerveja ameaçada?

A Corote, segunda marca mais citada no levantamento, foi a queridinha do Carnaval deste ano. Feita à base de vodca, ela é produzida há quatro anos pela Missiato, fábrica em Santa Rita do Passa Quatro (248 km ao norte de São Paulo).

Em 2017, caiu no gosto dos universitários, ao começar a patrocinar festas e eventos no interior de São Paulo. Este ano, invadiu o Carnaval de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na capital paulista, por exemplo, fez uma parceria com a União dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo e contou com cerca de 500 pontos de degustação do produto.

A garrafa de 500 ml da bebida costuma não agradar somente ao paladar dos jovens: cada unidade sai por cerca de R$ 3 nos supermercados. Nos vendedores ambulantes do Carnaval de São Paulo, as garrafinhas eram vendidas por R$ 8 --para efeito de comparação, três latas de 269 ml de cerveja custavam R$ 10.

A empresa planeja ampliar seus pontos de contato com os consumidores em 2019. Além de um número maior de ações nas redes sociais, a Missiato pretende criar um e-commerce, com produtos como camisetas e bonés com o logo da Corote.

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