IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANS: quem tem plano empresarial pode mudar de convênio sem carência

Bruno Madrid

do UOL, em São Paulo

05/09/2019 10h21

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou em seu Twitter, na manhã de hoje, que pessoas detentoras de planos empresariais podem, a partir de agora, trocar de convênio sem carência.

A opção fará parte do "Plano de Portabilidade" da agência, divulgado no início de junho.

Segundo a agência, a medida vale também para beneficiários que forem demitidos ou se aposentarem. Nestes casos, não será necessário cumprir novas carências.

No site oficial da ANS, há um passo a passo para os interessados. "Para realizar a portabilidade de carências, o beneficiário deve consultar os planos compatíveis com o atual. As novas regras permitem aumentar a cobertura do plano, mas mantêm a exigência de compatibilidade de preço na maior parte dos casos. É possível consultar os planos compatíveis por meio do Guia ANS de Planos de Saúde, ferramenta disponível na página da Agência".

Para realizar a portabilidade, é necessário estar há pelo menos dois anos no plano de origem. Com isso, é possível solicitar a primeira mudança. Após um ano, o beneficiário pode realizar novas alterações de convênios.

Seu celular pode salvar sua vida: veja como configurar a ficha médica

UOL Notícias