IPCA
0,1 Out.2019
Topo

Mídia e Marketing


Curtiu Uber sem conversa? Burger King finlandês tem 'drive-thru silencioso'

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/10/2019 16h17

Resumo da notícia

  • Serviço foi lançado no primeiro semestre, na Finlândia
  • Novidade usa "tendência cultural" do país, cujo povo é apontado como "especialista na arte de ficar em silêncio"
  • Marca afirma que o processo reduz em sete ou oito minutos a espera tradicional
  • Desde que novidade foi lançada, aplicativo para o pedido teve um aumento de 45% em seu número de downloads

Um novo recurso do Uber causou polêmica, na semana passada: os usuários poderão avisar aos motoristas, antes da corrida, que não querem conversa. O Burger King já havia lançado, no primeiro semestre, um serviço de "drive-thru silencioso" na Finlândia.

Segundo o Advertising Age, a novidade usa uma "tendência cultural" no país nórdico, cujo povo é apontado como "especialista na arte de ficar em silêncio".

"É um pouco de exagero, claro, mas há uma verdade por trás disso", afirmou Toni Flyckt, diretor de Marketing do Burger King da Finlândia, em comunicado.

A marca disse que o processo reduz em sete ou oito minutos a espera tradicional e que "a novidade é positiva para o meio ambiente, pois reduz o tempo que os carros ficam ligados".

Novidade aumentou número de downloads

Por lá, os clientes se registram em um aplicativo chamado "Restis", fazem o pedido e escolhem um horário para retirá-lo.

Em seguida, em vez de passar pelo drive-thru tradicional, esperam em uma área diferente, onde um funcionário "silencioso" da empresa entrega o pacote com o pedido. Desde que a novidade foi lançada, o aplicativo teve um aumento de 45% no número de downloads.

"Muitos finlandeses são pessoas tímidas. Não gostam de ter uma conversa com alguém com quem não estão familiarizadas (mesmo enquanto pegam a comida). Queríamos usar esse estereótipo de nossos colegas finlandeses e criar um tipo totalmente novo de serviço", disse o executivo.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Mídia e Marketing