Como saber tempo de contribuição ao INSS e quanto falta para se aposentar?
A reforma da Previdência fez muitos segurados começarem a colocar na ponta do lápis quanto tempo de contribuição possuem para saber se poderão se aposentar ou se entrarão nas novas regras na hora de pedir o benefício.
É possível fazer uma simulação do tempo de contribuição no aplicativo de celular do INSS ou no site Meu INSS.
Há duas formas:
- Cadastrar uma senha, e o INSS simula os recolhimentos, considerando o que está em seu sistema
- Fazer as contas manualmente, inserindo cada período de trabalho ou contribuição
A vantagem de fazer a simulação já com cadastro e senha é saber quais períodos estão sendo contabilizados e se algum período de trabalho não aparece nos registros do INSS. Nesse caso, quando pedir a aposentadoria, será preciso comprovar esse tempo ainda não registrado.
Veja, passo a passo, como saber quanto tempo de contribuição você tem.
Com cadastro no site Meu INSS
Cadastre uma senha
Para fazer o cadastro, o Meu INSS irá te direcionar para o site acesso.gov.br. É preciso informar os seguintes dados:
- CPF
- Nome completo
- Telefone celular para receber SMS
Na sequência, para validar os dados, o sistema fará três perguntas sobre seus dados pessoais, como nome da mãe, mês de aniversário, empresas onde trabalhou, se já contribui ao INSS por carnê, etc. Depois será preciso habilitar o cadastro e criar uma senha de acesso.
Correntistas dos principais bancos do país que utilizam o internet banking podem fazer o cadastro pelo site das instituições financeiras. A validação dos dados também pode ser feita por quem tem certificado digital.
Caso não consiga fazer o cadastro, o segurado pode solicitar informações no telefone 135, ir a uma agência do INSS ou procurar um dos bancos conveniados.
Simule seu tempo total de contribuição
Após fazer o login no site, clique em "Simulação de Aposentadoria", do lado esquerdo da tela. Na sequência, escolha se quer simular a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. O site vai informar os vínculos de trabalho registrados no sistema do INSS.
Ao clicar em "calcular", será detalhado o tempo total de contribuição em anos, meses e dias.
Se escolher "detalhar", o sistema gerará um arquivo em formato PDF em que é possível ver também o período de trabalho em cada empresa.
Se escolher essa opção, a página mostrará se você já pode se aposentar por tempo de contribuição pelo fator previdenciário (que exige 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens) e também quantos pontos faltam para você atingir a fórmula 86/96 (quando a soma da idade com o tempo de contribuição dá 86 para mulheres e 96 para homens).
Na opção de simulação da aposentadoria por idade, o site informa se já pode ou quanto falta para pedir esse benefício, detalhando quanto falta para completar a idade mínima (de 60 anos para as mulheres e 65 para os homens) e a carência exigida (de 180 meses de contribuição).
O segurado deve comparar as informações do site com os registros em carteira ou carnês de contribuição. Se notar que algum período não está no cadastro do INSS, poderá adicionar manualmente esse tempo para fazer a simulação. Porém, a inclusão manual não é contabilizada pelo INSS. Será preciso fazer essa comprovação ao instituto para que o período conte oficialmente para a aposentadoria.
Sem cadastro no Meu INSS
Simule manualmente o tempo de contribuição
Quem não quiser fazer o cadastro no site Meu INSS ou não conseguir acessar o sistema pode simular manualmente quanto falta para a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Será preciso informar:
- Data de nascimento
- Sexo
- Clicar no símbolo mais (+) para incluir a data de início e fim de cada emprego ou período de contribuição
A dica é ter em mãos a carteira de trabalho, carnês de contribuição e guias de pagamento. Após incluir todos os períodos, clique em "calcular" para ter o tempo total de contribuição, que aparecerá em anos, meses e dias.
Como é apenas uma simulação, não há a garantia do direito à aposentadoria. O INSS poderá pedir que o segurado apresente documentos que comprovem o período de trabalho ou contribuição.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.