Presidente do BC critica tarifas da TecBan para saques em caixa eletrônico
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, criticou nesta quarta-feira as tarifas para realização de saques cobradas pela TecBan, empresa controlada pelos cinco maiores bancos, que é dona da rede de caixas eletrônicos Banco 24 horas. A afirmação foi feita durante audiência pública na CFT (Comissão de Finanças e Tributação) da Câmara dos Deputados.
"A tarifa que o senhor mencionou é a do saque em ATM (caixa eletrônico) e é um tema que nós estamos olhando. A TecBan é controlada pelos grandes bancos. As tarifas são grandes para pequenos bancos, o que inviabiliza a competição. O BC tem acompanhado isso", disse Campos Neto, em resposta a pergunta de um parlamentar.
Em nota, a TecBan afirmou que "não determina política de cobrança para serviços e fica a cargo de cada instituição financeira determinar o repasse ou não dessa taxa para seu cliente" e que "a resolução 3.919 do Banco Central garante aos clientes, com conta corrente pessoa física, o benefício de efetuar, todo mês, até quatro saques sem tarifas, além de duas transferências e dois extratos, nos canais que compõem a rede de atendimento do banco, incluindo o Banco24Horas" (leia mais abaixo a íntegra da resposta).
Sistema 'muito concentrado'
Campos Neto também declarou que o sistema bancário brasileiro é muito concentrado, mas declarou que isso não é uma exclusividade do mercado brasileiro. Segundo ele, essa é uma realidade mundial que se intensificou depois da crise econômica mundial.
"O sistema bancário brasileiro é muito concentrado. O sistema mundial ficou muito concentrado, na Europa principalmente. O medo de crise sistêmica era maior que o medo de falta de competição", declarou.
Leia a íntegra da nota da Tecban
"A TecBan esclarece que não determina política de cobrança para serviços e fica a cargo de cada instituição financeira determinar o repasse ou não dessa taxa para seu cliente. A empresa informa que atua como plataforma aberta, defende a inclusão financeira e está disponível para o sistema financeiro, oferecendo soluções como o Hub Digital que acelera a entrada de fintechs e instituições de pagamento, ampliando o acesso ao dinheiro a mais pessoas no país. Importante reforçar que a resolução 3.919 do Banco Central garante aos clientes, com conta corrente pessoa física, o benefício de efetuar, todo mês, até quatro saques sem tarifas, além de duas transferências e dois extratos, nos canais que compõem a rede de atendimento do banco, incluindo o Banco24Horas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.