Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Inflação do aluguel desacelera a 0,48% em janeiro; em 12 meses é de 7,81%

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

30/01/2020 08h10

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), usado como referência para reajustar valores de contratos, como os de aluguel de imóveis, variou 0,48% em janeiro.

A taxa representa desaceleração frente a dezembro, quando o indicador ficou em 2,09%. Com o resultado, o IGP-M acumula variação de 7,81% nos últimos 12 meses. Em janeiro de 2019, o índice havia sido de 0,01%.

Os dados foram divulgados hoje pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e ficaram abaixo do esperado em pesquisa da agência de notícias Reuters com economistas, de alta de 0,54%.

A FGV informou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, desacelerou a alta a 0,5% em janeiro, ante 2,84% em dezembro.

O movimento teve como destaque o grupo Matérias Primas Brutas, que deixou para trás alta de 5,03% para subir 0,26% em janeiro, sentindo o impacto da queda de 5,83% dos preços dos bovinos após avanço de 19,57% em dezembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% sobre o índice geral, avançou 0,52% no período, após alta de 0,84% no mês anterior.

Carnes subiram menos

A desaceleração no avanço dos preços de Alimentação, de 2,36% para 1,22%, foi o principal motivo para o arrefecimento do IPC, e foi marcada pela queda acentuada na taxa de variação das carnes bovinas, que subiram 1,95% em janeiro depois de dispararem 18,03% no mês anterior.

Já o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) subiu 0,26% em janeiro, após alta de 0,14% anteriormente.

Inflação oficial

Existem vários índices de inflação no país. O IGP-M é diferente do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial e medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

Por que a inflação no nosso bolso parece maior do que a inflação oficial?

UOL Notícias