Procon pede explicação à Gol sobre família tirada de voo por doença de pele
O Procon-SP notificou a companhia aérea Gol sobre o caso de uma família que foi retirada de um voo da empresa em Aracaju, no dia 26 de janeiro, devido a uma doença de pele rara.
O órgão de defesa do consumidor deu prazo de 72 horas (contados a partir de hoje) para a Gol se posicionar sobre o incidente. Após essa etapa, o Procon pode multar ou não a empresa.
O Procon pede que a Gol esclareça de que forma atuou no caso. Segundo a denúncia da família, a empresa os retirou do voo porque comissários disseram que a menina de dois anos que viajaria para São Paulo com os pais e o avô tinha uma doença contagiosa.
Porém, de acordo com a família, a menina tem ictiose, uma doença genética caracterizada pelo intenso ressecamento e descamação da pele. Os pais disseram que durante a discussão no voo chegaram a apresentar um laudo que atestava a doença, mas foram retirados mesmo assim.
Gol diz que prestará esclarecimentos
Procurada pela reportagem do UOL para comentar a notificação do Procon, a Gol disse que prestará os esclarecimentos devidos ao órgão.
Sobre o incidente, a empresa informou que a família foi retirada do voo por não apresentar atestado médico informando sobre a doença, como é recomendado pela Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreo) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
"A companhia ofereceu todo o suporte necessário, como transporte de ida e volta até um hospital local, para que a família pudesse pegar um atestado liberando a menor para viagem e esclarecendo sobre o diagnóstico da doença, deixando claro que não se tratava de uma enfermidade contagiosa, de acordo com documentos e recomendações da Anvisa. Após todos os esclarecimentos, a família seguiu viagem para São Paulo", disse a Gol, em nota.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.